Prédio de luxo invadido por falsos entregadores de jornal
Esta matéria serve para percebermos com agem os falsos entregadores para obter êxito na entradas de condomínios,
Em 18/5/2004 - Seis homens armados disfarçados de entregadores de jornal invadiram o Edifício Green Hill, no Alto Leblon, um dos endereços mais valorizados da Zona Sul do Rio. O grupo rendeu os moradores de cinco apartamentos à medida que eles saíam de casa. Um dos bandidos caiu de uma laje, quebrou a perna e acabou preso. Os outros assaltantes, que permaneceram no local por três horas, fugiram.
A ação dos bandidos começou por volta das 5h15. Um dos ladrões chegou ao edifício vestindo um colete usado por entregadores de jornal e com vários exemplares. O porteiro Marcos Aurélio dos Santos, 23 anos, estranhou o horário, quase uma hora antes da entrega diária. O suposto entregador disse que o itinerário havia mudado e que o jornal passaria a ser entregue naquela hora.
Apesar da desconfiança, Marcos Aurélio abriu o portão e foi rendido em seguida. Ele foi obrigado a abrir o portão da garagem, por onde entrou o restante da quadrilha, em um Corsa prata. Os assaltantes rendiam os moradores que apareciam na garagem e iam com eles até os apartamentos, onde roubaram jóias, aparelhos eletrônicos, dinheiro e pequenos objetos. Marcos Aurélio, que trabalha no prédio há dois meses, continuou na portaria, ameaçado e observado por um dos criminosos.
- Fiquei desesperado - disse o porteiro, na delegacia, ainda assustado.
Os moradores assaltados foram amarrados e presos em um banheiro. Os assaltantes só decidiram ir embora quando suspeitaram que haviam sido descobertos. Eles mandaram o porteiro interfonar para o síndico, que se recusou a abrir a porta para ele.
Eles fugiram no mesmo carro em que chegaram e deixaram para trás Fábio Francisco Menezes, 21 anos. Ele disse aos policiais, ainda na enfermaria do hospital, que teria discutido com os outros e foi jogado de uma laje em um vão entre a garagem e uma grade que dá para o prédio vizinho. Fábio foi achado por moradores depois da chegada da polícia e estaria com um revólver calibre 38. Ele não reagiu. O assaltante foi atendido no Hospital Miguel Couto com luxação na perna esquerda e um corte na cabeça.
Segundo alguns moradores que prestaram depoimento na 14ª DP (Leblon), os bandidos teriam dito que são da Rocinha e o mais jovem, que acreditam ser o líder do assalto, chegou a tentar acalmá-los, dizendo que também tinha família e não machucaria ninguém. A delegacia do bairro investiga o caso mas ainda não tem informações sobre os criminosos. O bandido preso vai prestar depoimento hoje na 14ª DP (Leblon).
Ontem, foram divulgadas fotografias de quatro assaltantes acusados de roubos no Leblon e em Ipanema. Eles seriam liderados por uma mulher e atuariam disfarçados de prestadores de serviço. Segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, o roubo a residência é o único delito que não atingiu a meta de redução estabelecida pelo secretário Anthony Garotinho para o período entre maio de 2003 e abril deste ano.
O período compreende o mês seguinte à posse do ex-governador na pasta. Quando assumiu, ele afirmou que comandantes de batalhões e delegados deveriam cumprir metas para reduzir os crimes. No quesito roubo a residência, isso não ocorreu. Entre maio do ano passado e abril deste ano foram registrados 1.907 casos, contra 1.872 entre maio de 2002 e abril do ano passado.
- É um problema difícil de resolver. Como descobrir que área será escolhida pelos assaltantes? - indaga a antropóloga Ana Paula Mendes, coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Secretaria de Segurança Pública, responsável pelas estatísticas de segurança do Estado.
Mulher comanda quadrilha
A polícia identificou quatro integrantes de uma quadrilha que tem assaltado diversos prédios na Zona Sul. Eles foram reconhecidos por moradores e funcionários dos prédios roubados. A líder do bando seria Liliane Lube de Araújo, 23 anos, moradora do Morro do São Carlos. Ela e o namorado, Davi de Oliveira Garcia, 35, agem fazendo-se passar por funcionários de empresas prestadoras de serviços para entrar nos prédios.
Segundo informações passadas à polícia, depois de render os porteiros, os ladrões chamam os comparsas através de aparelhos celulares. Rodrigo Ferreira dos Santos, 25, e Fabiano Silva Medeiros, 32, também foram identificados.
Com exceção de Liliane, todos os outros têm passagem pela polícia. De acordo com o inspetor Orlando Araújo, da delegacia do Leblon (14ª DP), a quadrilha seria composta por mais quatro pessoas.
Eles foram reconhecidos por moradores do prédio número 40 da Rua Igarapava, no Alto Leblon, assaltado no dia 7 de maio. Eles se disseram funcionários da Light e o porteiro os deixou entrar. Quatro apartamentos foram roubados. O ator Thiago Lacerda, que visitava um apartamento vago, teve seu celular roubado.
No fim de abril, a mesma quadrilha roubou o Edifício Vera II, na Avenida Vieira Souto, Ipanema. Uniformes de mata-mosquitos foram o disfarce da vez. Os assaltantes passaram duas hora no prédio e roubaram sete dos nove apartamentos. Com medo devido às ameaças que sofreram, os moradores não prestaram queixa na delegacia do bairro. O mesmo grupo teria também roubado um prédio no Jardim Botânico, em março.
De acordo com o inspetor Arruda, a polícia espera prender a quadrilha ainda esta semana. Segundo Arruda, o grupo não é o mesmo que agiu ontem no Alto Leblon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Emidio Campos
Gerente de Planejamento
www.leoneservicos.com.br
E mail - comercial@leoneservicos.com.br