
A inadimplência de condomínio do primeiro trimestre de 2010, na Cidade de Guarujá, está acima do apurado no mesmo período de 2009. A média de condôminos inadimplentes de janeiro a março de 2010 ficou em 11,07%, um aumento de mais de um ponto percentual em relação a 2009, quando esse mesmo índice foi de 10,02% das faturas emitidas, de acordo com estudo do setor realizado pela Gobatti Condomínios.
Até agora, o mês que registrou maior alta em 2010 foi de fevereiro, quando a inadimplência chegou em 11,61%. Janeiro teve uma inadimplência de 10,92% e março as taxas condominiais em aberto foram da ordem de 10,7%.
Segundo especialistas, o começo do ano, com a grande quantidade de contas para pagar, é mais comum que ocorra a inadimplência em condomínio. “Pela limitação da multa para os inadimplentes, as pessoas preferem pagar as outras contas que têm juros maiores que a do condomínio. Isso incide neste período do ano, mas tende a cair nos próximos meses, como verificado nos anos anteriores”, explica o administrador Marivaldo Gobatti.
De acordo com Gobatti, é importante que o condomínio atue de forma mais efetiva para reduzir a quantidade de devedores. “É preciso buscar rapidamente os valores devidos, com tentativa de negociação extrajudicial. Desta forma é possível recuperar o crédito sem uma atitude mais rígida, sem prejudicar muito o caixa do condomínio”, explica o administrador.
Pesquisa
O índice de Inadimplência de Guarujá foi criado pela Gobatti Condomínios, empresa líder do segmento de administração na Cidade, e leva em conta 2439 análises, em conjuntos comerciais e residenciais. São considerados inadimplentes para este fim aqueles condôminos que por ventura deixaram de quitar o boleto no período de 30 dias do seu vencimento.
Emidio Campos Gestor de Segurança http://segurancadecondominio.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Emidio Campos
Gerente de Planejamento
www.leoneservicos.com.br
E mail - comercial@leoneservicos.com.br