quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Escola do crime - Sob orientação, ladrões novatos assaltam condomínio de luxo


Sob orientação, ladrões novatos assaltam condomínio de luxo


Os ladrões mais experientes orientaram o grupo de novatos a agir com calma na abordagem e vigilância dos moradores do Maison D’Amboise, no Campo Belo, na zona sul da capital paulista. O prédio foi invadido na segunda-feira (16), no 11º arrastão do ano a condomínios em São Paulo. Os ladrões vasculharam 7 dos 16 apartamentos. Fizeram 28 reféns, roubaram joias, dinheiro e fugiram. O delegado Antônio Carlos Heib, do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), disse que o bando tinha informações privilegiadas sobre a rotina dos moradores e a segurança do imóvel. Até esta terça-feira (17), nenhum dos ladrões havia sido preso.

Para entrar no prédio, os criminosos usaram um Peugeot 307 clonado, semelhante ao de um morador. Também cortaram a energia da cerca elétrica nos fundos do local. Por último, o grupo invadiu a central de monitoramento do prédio e levou a CPU na qual eram armazenadas as imagens das câmeras de vigilância. Os sete apartamentos invadidos são de um engenheiro de 39 anos, um médico de 56, uma psicóloga de 68, um empresário de 49, uma advogada de 35, um cirurgião de 56 e um comerciante de 60. Até hoje, a Polícia Civil não havia apurado o valor das joias e o total de dinheiro roubado.

O arrastão teve início por volta das 20h30. As vítimas eram rendidas pelos ladrões novatos assim que chegavam ou saíam dos apartamentos. Eram obrigadas a entregar dinheiro e joias e outros pertencentes fáceis de serem transportados. O empresário de 49 anos teve a pistola 380 roubada. Um dos assaltantes não manteve a calma e agiu com violência, agredindo reféns com coronhadas.

Todos os ladrões estavam encapuzados ou com bonés cobrindo o rosto. Usavam, ainda, luvas cirúrgicas para não deixar digitais. Eles levaram 23 vítimas, entre elas 5 crianças, para a sala de ginástica. Algumas foram amarradas. Os demais moradores foram amarrados no próprio apartamento. A Polícia Militar soube da ocorrência às 22 horas, quando os assaltantes já haviam deixado o prédio. Eles fugiram em carros, porém a Polícia Civil não soube informar em quantos nem quais eram os modelos.

Na entrada da central de monitoramento, foi encontrado um pé-de-cabra, provavelmente utilizado para arrombar a porta da sala. Sem a central de CPU, policiais civis percorreram hoje imóveis vizinhos ao Maison D’Amboise para verificar se alguma câmera registrou imagens do arrastão. Situado numa áreas mais nobres da cidade, o prédio é de alto padrão, com apartamentos duplex, de 238 metros quadrados e 4 dormitórios. Paga-se R$ 2 mil de condomínio por mês. E cada unidade chega a ser avaliada em R$ 1,3 milhão. Apesar dos valores, a segurança do imóvel aparenta ser frágil. Há fios da cerca elétrica caídos sobre o portão e não há vigias na entrada. (Elvis Pereira e Josmar Jozino - AE)


Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Emidio Campos
Gerente de Planejamento
www.leoneservicos.com.br
E mail - comercial@leoneservicos.com.br