Antes de fechar negócio, não se esqueça do valor do condomínio
Na compra do imóvel, o condomínio é um item a considerar. Afinal, trata-se de uma despesa mensal a mais em seu orçamento, certo?
Pensando nisso, você sabe o que realmente afeta o valor do condomínio? Dá para estimar se seus custos serão altos com este item? Como? Caso tenha respondido que a localização é fator determinante para chegar a uma conclusão, errou! O bairro, segundo especialistas no segmento, pouco afeta o valor.
O que entra na conta?
Há alguns itens que interferem bastante no preço do condomínio: são as despesas com folha de pagamento. Segundo especialistas, os encargos e salários de funcionários representam, em média, metade do valor das contas.
Além disso, é importante incluir também as despesas com energia, água e gás. O número de apartamentos entre os quais o valor será dividido também deve ser considerado. Quanto menos unidades o prédio tiver, maior será o valor do condomínio.
A necessidade de conservação e manutenção do prédio também tem mais impacto na conta. Se é grande o número de elevadores, bombas, piscinas e quadras, por exemplo, naturalmente o valor do condomínio será maior.
Diferenciais: tudo tem seu preço!
Os imóveis parecem, cada vez mais, clubes esportivos ou de lazer - e isso ocorre, principalmente, em se tratando de prédios e condomínios fechados. Contudo, os diferenciais como piscina, sala de ginástica, sauna e quadras acabam por encarecer não só o valor do metro quadrado na hora da compra, quanto do condomínio.
O que parece um detalhe pode mesmo se tornar um peso considerável no seu bolso! Portanto, se for financiar a compra do sonhado imóvel, lembre-se que, além das parcelas, terá de arcar com o valor mensal do condomínio. Faça as contas para ter certeza de que a decisão vai caber no seu orçamento.
Obras?
Ainda na compra do seu imóvel, é importante considerar os serviços que o prédio oferece. Caso seja um local recém-construído, por exemplo, você terá a vantagem de curtir o "cheirinho de tinta" por conta de tudo ser novo. Mas, em algumas situações, há muito que ser feito: decoração do hall de entrada, melhorias na garagem e no paisagismo, compra de eletrodomésticos para a cozinha do salão de festas ou equipamentos para a academia de ginástica.
Todas as melhorias serão decididas em conjunto e rateadas, o que significa um aumento no valor do condomínio por conta do "fundo para reforma". Prepare-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Emidio Campos
Gerente de Planejamento
www.leoneservicos.com.br
E mail - comercial@leoneservicos.com.br