
Administradoras de Condomínios
Levando-se em conta não ser tarefa fácil encontrar alguém que se disponha a ser síndico, que tenha além de tempo necessário para o desempenho da função, ainda um mínimo de aptidões exigidas para o cargo, que por si só já impossibilitaria o acréscimo de outros afazeres, quais sejam: de cuidar da cobrança, da contabilidade, da manutenção dos equipamentos e bens do condomínio, da compra de materiais, do controle de pessoal, observando as leis trabalhistas e previdenciária, entre outras que envolvem conhecimentos técnicos e obrigações legais, vinculados à administração de um condomínio.
Assim, muitos Síndicos preferem contratar os serviços de uma empresa administradora. Na realidade, as taxas cobradas pelas administradoras são bastante módicas, principalmente, levando se em conta à proporção e qualidade de serviços que prestam através de sua equipe técnica, com relação ao custo que isto representa para o condomínio.
Não é verdadeira a afirmação de que a administradora só faz pagar e receber. Se nos aprofundarmos na questão de tudo o que é mais preciso prever, estudar, saber, entender e fazer, para chegar àquela conclusão simplista, por certo se surpreenderiam com a quantidade e diversidade dos trabalhos e conhecimentos que devem possuir os funcionários desta empresa auxiliar, para manter em ordem o condomínio, livrando-o de se verem às voltas com fiscalizações e assumindo, ela administradora, o ônus por falha de seus servidores. Este, aliás, é um dos pontos básicos para a escolha de uma boa administradora, além, é claro da idoneidade financeira e patrimonial, para a guarda e manuseio dos valores da massa condominal.
A responsabilidade na escolha da empresa administradora é de grande relevância e deve merecer uma análise mais profunda, pois aos problemas já citados acrescente-se um novo: o da concorrência crescente e impiedosa. Vemos hoje a interferência de pessoas despreparadas, as quais sem conhecimento suficiente sobre a matéria se nomeiam administradores.
Empresas sem estrutura se aventuram no mercado, sem compreender o que acontece ao seu redor, acabam por marginalizar-se devorando-se a si mesmas, e, em casos extremos a empresa simplesmente desaparece ou é absolvida por concorrentes mais impiedosos. Somos partidários pela especialização e pelo conhecimento completo, o mais possível do ramo de atividade da administração de condomínios.
Assim, recomendamos a contratação de uma empresa administradora que tenha como objetivo empresarial básico a administração de condomínios, pois o profissionalismo é o grande fator que explica a superioridade de uma empresa sobre as outras. O critério apenas do preço, muitas vezes poderá levar os condomínios a incorrer em erro.
Emidio Campos Consultor de Segurança
Nenhum comentário:
Postar um comentário