Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Empresa de Segurança e seu papel na sociedade



Empresa de Segurança e seu papel na sociedade é muito importante, as empresas absorvem a laguna deixada pelos Orgãos de Segurança Publica, concorrendo diretamente com eles na diminuição da criminalidade.

Uma empresa de segurança deve ser a primeira a efetuar treinamentos internos e auditoria de procedimentos, nunca se esqueça que a Segurança preventiva e ostensiva numa empresa é uma atividade muito preocupante, a empresa vende este serviço e muitas vezes esquece de projeta-los nela própria, pois gerencia ações preventivas protegendo bens e pessoas.
O papel principal da Segurança terceirizada é evitar a perda, quer seja material e principalmente humano; esse último é o bem mais caro, por isso todos agentes da empresa, desde o mais simples colaborador até o mais alto executivo devem conhecer e praticar os procedimentos preventivos de segurança. Para essa ação é necessário priorizar o conhecimento desse instrumento no ambiente empresarial. Se a alta direção não for comprometida com a segurança, seus agentes terão sérias dificuldades para desenvolvê-la. O compromisso da cúpula deve chegar até a base, sistematizando a segurança com livre afluência de cima para baixo e de baixo para cima. Os recursos para essa ação são: Procedimentos, treinamentos e dispositivos.

A empresa através do gerenciamento interno de segurança elabora procedimentos preventivos, considerando os dispositivos de segurança que necessariamente contemple o seu ambiente externo e interno, seus usuários e as atividades afins.

É bem entendido que Segurança patrimonial não é um serviço para “amadores”. Todos seus agentes devem ser capacitados, desde o operacional até os Gestores, orgânico e inorgânico. A função da segurança é proteger a organização (Pessoas e bens).

Segurança na empresa é corporativa e exige para sua efetividade, ser essencialmente sistemática. Não é suficiente ter um Departamento Técnico, uma equipe de segurança na empresa, por melhores que sejam a segurança não fluirá se todo sistema não estiver comprometido. Esse é papel do Gestor de Segurança, contaminar toda organização com o vírus da prevenção de segurança, que para implantar uma política competente, não pode abrir mão de três elementos fundamentais: Procedimentos, Dispositivos e Treinamentos.

Os procedimentos preventivos são elaborados pelo Departamento Técnico de Segurança, que podem ser desenvolvidos pelas equipes setoriais para atender as necessidades locais.

Os dispositivos de segurança são recursos adquiridos de acordo com as exigências locais, reconhecidas por uma criteriosa Análise de Risco.

Os treinamentos multiplicam conhecimentos e conseqüentemente abre precedentes para a prática da endomarcketing da segurança patrimonial no ambiente empresarial, gerando uma cultura de segurança sistemática na organização.

Como o Treinamento é um competente veículo transmissor de conhecimentos, é recomendável para sistematização da segurança numa grande empresa, treinamento em níveis distintos: Executivo e Gerencial e Gerencial Administrativo.


Executivo e Gerencial

O propósito é enriquecer conhecimentos para servirem como recursos nas avaliações e providências. Entendemos que atenderíamos esse item com um evento direcionado, apresentando argumentações de especialistas sobre aspectos técnicos e culturais:

Aspectos Técnicos

- Organização da Segurança e Análise de Risco
- Procedimentos preventivos e os dispositivos de segurança mais eficientes do mercado.

Aspectos Culturais

- O valor da sistematização da segurança na empresa
- Endomarcketing para cultura de segurança

Operacional e Administrativo

Para a operação, o treinamento dos Gestores é essencial, pois precisa de uma formação corporativa mais específica, detalhada, uma vez que esses devem ter a função de multiplicadores em treinamentos frequentes no local de trabalho. O Administrativo deve também formar multiplicadores, encarregados de transmitir aos demais, os procedimentos necessários a prevenção da segurança.

É fundamental para a organização que sua política de segurança comprometa todo organismo. A segurança patrimonial deve ser como o sangue no corpo vivo, presente em todos os espaços, fluindo perenemente em todas as artérias. Numa empresa, todas às áreas têm funções determinadas, às vezes pela sua natureza, limites são determinados. Para a segurança patrimonial, devido à sua função, o limite é toda empresa, de forma que suas ações necessariamente transcenderão esses limites.

Concluímos, portanto que não há como tratar de política interna de segurança, sem os três elementos que apresentamos como fundamentais: Procedimentos, Dispositivos e Treinamento. Os procedimentos e dispositivos, uma vez implantados podem prosseguir seguramente, contando com a permanente aplicação dos treinamentos, pois deles dependem o bom funcionamento dos outros, razões pelas quais seus multiplicadores devem ser cuidadosamente capacitados e fiéis nas frequentes aplicações. Um relaxamento no treinamento de segurança pode prejudicar todo sistema.

O Valor do Treinamento

Temos observado na área de segurança necessidades de cuidados tão preciosos, que costumamos usar uma redundância como recurso para exemplificar tais cuidados: O ÓBVIO PRECISA SER EXPLICADO.

Sabemos que a dúvida é humana, mas em questão de segurança permanecer na dúvida descamba para fatalidade. Não podemos esquecer que a função da segurança é proteger a organização (Pessoas e bens), refletindo ainda que acima dos bens materiais, está à vida humana, que muito depende da segurança.

Em segurança não pode haver espaço para dúvidas, até O ÓBVIO PRECISA SER EXPLICADO.

Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com

Um comentário:

Fernanda Ferreira disse...

Tivemos nosso prédio invadido há três meses atrás. Solicitamos que o síndico contrate uma empresa de segurança, porém, por incrível que pareça os interessados em tal abordagem são minoria. Sendo assim, meu marido e eu resolvemos nos mudar, iremos comprar um imóvel em Porto Alegre mesmo, mas desta vez em um prédio com uma gestão mais sensata.

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei