Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Condominios , adaptação de áreas a pessoas com deficiência nem sempre é feita



Prevista por lei, adaptação de áreas a pessoas com deficiência nem sempre é feita

Encontrar o apartamento que caiba no bolso e atenda a desejos de localização e de tamanho já não é fácil. Achar o imóvel com as mesmas características e que seja acessível a pessoas com deficiência, então, é um desafio bem maior.
Mesmo que 14,5% da população brasileira tenha algum tipo de deficiência, de acordo com o censo do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2000, ainda são raros os empreendimentos que oferecem a opção de uma planta acessível para a unidade comprada na fase de projeto.
"Quando a exigência [de acessibilidade] não é uma condição para a aprovação do projeto, praticamente não se encontram iniciativas nesse sentido", diz Cristiane Duarte Rose, uma das coordenadoras do Núcleo Pró-Acesso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Portas e corredores estreitos, mudança de nível no piso do apartamento, obstáculos --como a esquadria da porta-- para alcançar a varanda e lavabos e banheiros com menos de 1,20 m livres são alguns dos problemas no desenho dos apartamentos.


A NBR 9050, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é parâmetro para a construção de um edifício acessível, mas não é obrigatória.
Depois de pronta a unidade, nem sempre as construtoras podem fazer modificações necessárias para adequar o apartamento a normas de acessibilidade, mesmo se o custo fica a cargo do comprador.
"Se não foram previstas no projeto, você vai depender do posicionamento de vigas e pilares e de saber se as paredes podem ou não ser alteradas para fazer a adaptação", explica a arquiteta Mariana Alves.
Áreas comuns
Apesar de o decreto nº 5.296, de 2004, obrigar à adequação das áreas comuns de todos os imóveis de uso coletivo construídos desde então, não são raros os empreendimentos que não passam pelo teste da acessibilidade de um deficiente.
O gerente de tecnologia de informação Ricardo Vilarinho da Costa, 31, está à procura de um apartamento há mais de um ano e se depara com todo tipo de irregularidade. "Vi condomínios novos sem vagas [de garagem para deficientes], sem rampas para a entrada", conta.


Atestando a necessidade de adequação do segmento imobiliário, o Secovi-SP (sindicato do setor) assinou na última quarta-feira um termo de cooperação com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
"O primeiro objetivo é fazer com que haja prédios que possam ser visitados por deficientes, o que exige pouco investimento", diz Cláudio Bernardes, vice-presidente do sindicato.


CRISTIANE CAPUCHINHO
colaboração para a Folha


Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei