

A Brigada de Incêndio é basicamente um grupo organizado de pessoas que são especialmente capacitadas para que possam atuar numa área previamente estabelecida, na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio, e que também estejam aptas a prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas.
O brigadista e suas funções
Os brigadistas devem ser pessoas do próprio condominio, gozar de boa saúde, boa condição física e conhecer as instalações. Deve ser treinado para ser capaz de identificar situações de emergência, acionar alarme e corpo de bombeiros, cortar energia quando necessário, realizar primeiros socorros, controlar pânico, guiar a saída das pessoas para abandono da área, combater princípios de incêndio.
O treinamento é requisito indispensável para que seja aprovado autos de vistoria do Corpo de Bombeiros e deve ter periodicidade anual.
Uma das irregularidades freqüentes encontradas nas dependências dos condomínios são com relação à prevenção contra incêndios diz respeito às saídas de emergências. A lei diz:

Nenhuma porta de entrada, ou saída, ou de emergência de um estabelecimento ou local de trabalho, deverá ser fechada a chave, aferrolhada ou presa.
Durante as horas, poderão ser fechadas com dispositivos de segurança, que permitam a qualquer pessoa abri-las facilmente [...]

A NR 23 orienta sobre a proteção contra incêndios e diz que Todos condomínios deverão possuir:
a) Proteção contra incêndio;
b) Saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal, em caso de incêndio;
c) Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;
d) Pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.
Considero muito importante a criação deste grupo em todas os condomínios, pois a incidência de pessoas idosas e crianças no condomínio, estão em situação atípica, as vezes acamados, debilitados, colaborando para aumentar a dificuldade de evacuação do recinto. Por isso, o treinamento deve ser mais direcionado e reforçado.

Todos os anos deven-se realizar treinamentos, para os brigadistas que já existem e formamos novos, sempre com o incondicional apoio do corpo de bombeiros, uma equipe sempre pronta para colaborar. Se no condomínio for necessário realizar este treinamento, entrem em contato com a corporação de bombeiros de sua cidade para oferecerem o treinamento. São sempre muito atenciosos e participativos.
As normas determinam que os condomínio devem ter planos contra incêndios, saídas de emergência, extintores e outros equipamentos de proteção, mas de nada adiantará este aparato, se a empresa não contar com pessoas capacitadas e prontas para guiar as pessoas para as saídas, saber lidar com os extintores, qual deles usar para cada caso de incêndio, sendo assim é extremamente importante que se crie a brigada de incêndio em todos condomínios e que sejam devidamente treinadas. Só assim poderá contar com pessoas preparadas e aptas a agir em caso de inícios de incêndios.
Em todos os condomínios só devem ser utilizados extintores de incêndio que obedeçam às normas brasileiras ou regulamentos técnicos do INMETRO [...]

Todas as medidas tomadas para proteção contra incêndios no ambiente condominal inclui-se todos funcionários e condôminos, são muito importantes e devem ser implementadas para que se por acaso acontecer o sinistro, os resultados sejam amenizados pelas ações que foram tomadas preventivamente.
Emidio Campos
Consultor de Segurança
Nenhum comentário:
Postar um comentário