Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

segunda-feira, 12 de abril de 2010

EUA realizam cúpula de segurança nuclear para impedir terrorismo atômico


Com a ameaça do terrorismo nuclear em mente, 46 chefes de Estado e de governo e organizações internacionais se reúnem a partir desta segunda-feira em Washington, EUA, para a Cúpula Global de Segurança Nuclear.
O encontro sem precedentes tem como uma de suas principais metas discutir como salvaguardar, em um período de apenas quatro anos, as bombas atômicas e o material nuclear de todo planeta para evitar que caiam em mãos erradas.
Considerando-se que os especialistas estimam que, em meados de 2009, o estoque global de material atômico mundial era suficiente para produzir 120 mil bombas, com boa parte dele estando desprotegido, a tarefa promete ser difícil.
“O plano é altamente ambicioso e difícil de implementar”, afirmou ao iG Ken Luongo, presidente da Parceria por Segurança Nacional, organização que tem o objetivo de diminuir a ameaça das armas de destruição em massa. “Estamos trabalhando na Rússia e nos ex-Estados soviéticos há 15 anos e só completamos 90% de nosso objetivo”, disse.
A especialista em segurança nuclear Alexandra Toma, do Connect U.S. Fund, concorda que o prazo de quatro anos é um padrão muito alto, mas ressalta que a cúpula em si é uma conquista por seu ineditismo e aspecto multilateral. “Essa é a primeira vez que um líder mundial consegue reunir outros países para discutir como evitar o terrorismo nuclear”, afirmou.
Getty Images
Obama durante encontro do G8 em 2009, quando anunciou realização de cúpula nuclear
Obama durante G8 em 2009, quando anunciou cúpula nuclear
 
Agenda nuclear
 
O ambicioso plano faz parte da agenda nuclear do presidente americano, Barack Obama, que convocou o encontro em julho de 2009 - dois meses depois de anunciar em Praga que trabalharia por um mundo livre de armas nucleares. No discurso, o líder americano indicou que um dos motivos para esse objetivo eram as informações de inteligência de que os terroristas estão determinados a comprar, construir ou roubar armas nucleares.
Para preparar o cenário para a cúpula desta semana, o governo americano cuidou para que duas medidas precedessem o evento. No dia 6, Obama anunciou a primeira política nuclear dos EUA desde 2002, que prevê restringir o uso de armas nucleares pelo país. Dois dias depois assinou, tendo como palco novamente a capital da República Checa, um tratado de desarmamento nuclear com o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev.
A cúpula desta semana fecha o que vem sendo chamado nos EUA de “abril nuclear de Washington”. “Estou há 25 anos aqui, e não me lembro de haver tanta atenção assim para questões nucleares em um período tão curto de tempo”, afirmou Luongo.
A expectativa é que o evento, o primeiro a marcar 2010 como um importante ano para a segurança nuclear, ofereça avanços antes do segundo grande encontro deste ano: a Conferência de Revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), que ocorre entre 3 e 28 de maio em Nova York.
Resultados
Como previamente à cúpula foram realizados três encontros preparatórios em Tóquio (Japão), Haia (Holanda) e em Washington, espera-se que a conferência termine com uma declaração oficial que estabeleça um plano de ação de longo prazo e um cronograma com metas específicas.
“Como primeiro passo, todos os Estados presentes no encontro deveriam se comprometer às convenções que já existem para prevenir o terrorismo e proteger os materiais físseis”, disse Deepti Choubey, vice-diretora do Programa de Política Nuclear do Carnegie Endowment for International Peace.
Para Alexandra Toma, uma medida que tem de ser tomada é o estabelecimento de um padrão internacional para proteger o material nuclear. “Normalmente se fala que, para a segurança nuclear, os três ‘Gs’ (Guns, Guards e Gates – armas, guardas e portões) são fundamentais, mas também é necessário uniformizar o que hoje é feito de forma independente por cada país”, disse.
Luongo acredita que podem ser adotadas fortes medidas para coibir o contrabando de material atômico. Como ações concretas para alcançar esse objetivo, o presidente da Parceria por Segurança Nacional diz que é possível melhorar a detecção de radiação nas fronteiras, a cooperação internacional e a compartilhamento de informações de inteligência.
Segundo Deepti Choubey, um dos desafios da conferência será evitar que seus eventuais avanços caiam no esquecimento. “Grande parte do mecanismo para lidar com a ameaça do terrorismo nuclear foi criada há anos, e Obama promoveu essa cúpula para estimular os países a agir novamente”, disse. “Há informações de que a Rússia concordou em realizar o próximo encontro em 2012, o que deve ajudar a enfrentar esse desafio”, completou.


Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei