
Médicos dão dicas para viajar no feriadão em segurança
Antes de viajar, procure saber quais são as condições sanitárias do seu destino e quais as doenças frequentes na região.
Passageiros de malas prontas e certos de que cuidaram de tudo antes de viajar.
“Roupa, remédio, documento”, e numera uma passageira
Mas todo mundo se esqueceu da mesma coisa: precaução com a saúde.
“A minha carterinha de vacinação está em ordem. Não sei onde está, mas a saúde está boa”, garante o representante comercial Alexandre Cândido Nascimento.

Os próprios médicos fazem o alerta: na hora de viajar, além de pesquisar hotéis, restaurantes, pontos turísticos, procure saber quais são as condições sanitárias do seu destino e quais as doenças frequentes na região. Se informe, por exemplo, se existe algum surto no lugar. Esse é o primeiro passo para evitar que o descanso vire uma grande dor de cabeça.
Foi o que aconteceu durante uma viagem da estudante Simone Reis para Belém do Pará com a família: “Era mal estar e a gente vomitava muito. Não conseguia comer nada e a gente passou mal. O pessoal do local disse que foi a água”.
Mas essas situações têm remédio. Cuidado com a água: nunca beba diretamente da torneira. Prefira alimentos cozidos e evite comida preparada e vendida na rua. Fuja de aglomerações em lugares com surto de doenças. A vacina da febre amarela é indicada para quem vai viajar para quase todo o país. Mas precisa ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem. Se não houver tempo, use um repelente. Mantenha a carteira de vacinação em dia: as vacinas antitetânica e tríplice viral são consideradas básicas.
O assunto é tão importante que existe um ramo da medicina especializado na prevenção de doenças do viajante.
“O que nós pedimos, principalmente se as viagens foram para lugares mais distantes e se tiverem em tempo mais prolongado, é que passem em consulta pelos menos um mês antes da viagem, para evitar inclusive gastos desnecessários, principalmente em viagens ao exterior”, diz o infectologista da Unifesp Gustavo Johanson.
O melhor é se prevenir corretamente.
Porto Seguro registrou oito casos de meningite tipo C.
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário