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segunda-feira, 19 de maio de 2014

Treinamento de Porteiros

Todo condomínio que preze pela segurança deve ter um serviço de portaria no nível mais alto de excelência. Afinal, é por ela que passam condôminos, visitantes ou prestadores de serviços, que passam a ter acesso a todas as residências e áreas comuns. Mal comparando, é como os portões de uma grande propriedade, como uma fazenda ou um castelo – depois de passar por ele, o trabalho de criminosos fica muito mais fácil.


Para garantir o sossego dos moradores, existem algumas diretrizes que devem ser seguidas pelo porteiro, independente se for contratado diretamente pelo condomínio ou se for funcionário terceirizado. conforme relata o Sr. Leonardo, Gerente da Leone Serviços de Portaria. 





Outros itens das rotinas básicas de segurança são: ter uma lista dos carros e placas dos moradores e checar antes de abrir o portão para eles. Cadastrar visitantes com documento, nome e foto (se possível), além dos horários de entrada e saída e do morador visitado. Tal cadastro é importante, pois fornecerá informações a investigadores, caso aconteça algum incidente.



“A atenção é fundamental na função que ele exerce. Além disso, deve barrar e anunciar todos os visitantes ou prestadores de serviços e nunca deixar a portaria sozinha”, afirma. “Para horários de almoço, ajuda a moradores e idas ao banheiro, deve pedir a outro funcionário que fique na portaria, e este também deve ser treinado na função”.





Relação síndico-porteiro
Para que o trabalho da portaria esteja alinhado com o que o síndico espera do mesmo, se faz necessária uma boa relação entre ambos (ainda que apenas profissional). Desta forma, orientação e supervisão devem ser feitas periodicamente. 

“O síndico deve orientar os porteiros a não comentar sobre o cotidiano do condomínio ou dos moradores. Também ensinar o profissional as normas de segurança do condomínio. Além disso, deve pedir para que o porteiro passe todas as informações possíveis com relação à segurança do condomínio - às vezes um fato que parece corriqueiro pode ser o planejamento de um assalto”, orienta Leonardo da Leone Serviços www.leoneservicos.com.br

Da mesma forma, os moradores também devem colaborar com a segurança, indo além da cobrança e da supervisão dos serviços prestados. Como fazer isso?

“Dando condições para que essas pessoas trabalhem bem, tendo uma boa relação com os funcionários, fornecendo equipamentos e treinamentos. Hoje o maior problema é a falta de treinamento e de mão de obra qualificada. A conscientização também é muito importante, muitos moradores resistem a cumprir as normas de segurança do condomínio”, completa.

Procedimentos
A empresa Leone Serviços, de São Paulo, que presta serviços de portaria e fornece cursos na área, dá aos funcionários uma lista com 19 orientações e normas que devem ser seguidos. Confira-as:

1 – Recepcionar, triar, identificar e fiscalizar a entrada e saída de pessoas e objetos do condomínio.
2 - Proibir a entrada de pessoas estranhas ao condomínio, exceto quando autorizadas pelo condômino ou síndico/conselho.
3 - Anunciar os visitantes do condomínio por meio de interfone, a fim de obter autorização de ingresso do mesmo.
4 – Identificar e registrar, em livro próprio, a entrada de todos os visitantes, anotando nome, documento, apartamento da visita e, no caso de entregadores, nome da empresa em que trabalha.
5 - Identificar também os empregados que fazem manutenção, preventiva ou corretiva, inclusive aqueles com objetivos de orçamento, apenas. Anotar no livro a finalidade da visita.
6 – Atender a todos, indistintamente, com urbanidade e respeito, fornecendo-lhes as informações solicitadas, respeitando o sigilo e a privacidade dos condôminos.
7 - Quando necessário ou solicitado, abrir as portas de entrada aos moradores por meio do controle eletrônico ou chaves.
8 – Recepcionar, triar e entregar as correspondências, documentos e encomendas no posto de serviço ou aguardar a retirada do condômino.
9 - Mercadorias destinadas aos condôminos devem ser recepcionadas apenas pelo interessado. 
10 – Todo material do condomínio deve ser recebido somente após conferido o documento de entrega.
11 – Somente permitir a entrada e saída de mudança do morador por meio de autorização escrita da administradora.
12 – Não abandonar a portaria, exceto em casos de força maior, prestação de socorro ou casos previstos no regulamento.
13 – É vedada a prestação de serviços particulares durante o período de trabalho.
14 – Informar ao síndico sobre irregularidades e ocorrências de que tomar conhecimento.
15 – Proibir a permanência de pessoas estranhas ao serviço na guarita/portaria.
16 – Manter sigilo sobre a vida privada dos moradores do condomínio, evitando comentários sobre assuntos não relacionados ao trabalho.
17 – Em caso de emergência, comunicar o síndico ou conselheiro para tomar as providências necessárias.
18  – Executar serviço de limpeza em seu posto de trabalho.
19 – Preencher o livro de ocorrências, assim que passar o posto ao sucessor.








Emidio Campos

Gerente de Planejamento
www.leoneservicos.com.br
E mail - comercial@leoneservicos.com.br

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