
A pedra é o objeto do trabalho inicial de qualquer construção. Cada pedra é única e liberta-se da sua forma tosca através de um árduo trabalho de aperfeiçoamento, polindo as suas faces, alisando as suas arestas, para que possa ser uma das peças do edifício. Esse trabalho de aperfeiçoamento não dilui a sua individualidade, pois consoante a matéria que a constitui terá um papel diferente no edifício construído.
Também há pedras de diferentes materiais e o trabalhar da Pedra Bruta também significa aprender a conjugar os diferentes tipos de materiais no verbo “construir”.
Cada Maçom é considerado como uma das pedras que compõem o Templo, e cada uma dessas pedras representa o Templo todo. Os Obreiros, há de polir cada um a sua pedra, pois basta apenas procurar sua perfeição, construindo seu Templo interno e encontrando sua própria essência.
A Pedra Bruta é o símbolo das imperfeições do espírito que o Maçom deve procurar corrigir. Não porque se menospreze, considerando-se imperfeito, mas porque ambiciona a uma perfeição. Essa perfeição não é apenas a Pedra Polida mas também a participação dessa pedra na construção do Templo.
A superfície de Pedra Bruta é rugosa e áspera. A Luz, ao incidir numa superfície deste tipo é absorvida, assim como o Aprendiz ainda não reflete a Luz que recebe da Maçonaria. Apenas quando a Pedra Bruta é trabalhada, transformando-se em Pedra Polida, as suas faces lisas passam a refletir a luz que nela incide.
Por tanto, pode-se afirmar a quem esta dispostos a trabalhar a bem de todos que a Maçonaria esta aberta para os valentes, que estão dispostos a desbastar a Pedra Bruta.
Michelangelo indagado sobre sua escultura do rei David, dizia que sua criação lutava para se libertar da pedra, chegando a declarar que "ele só tirava as sobras, pois a escultura já estava ali.
Todo dia, precisamos retirar nossas arestas, polindo nossos corações, e sempre lutar para elevar nossos princípios.
Emidio Campos
Gerente de Planejamento
www.leoneservicos.com.br
E mail - comercial@leoneservicos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário