Um casal de gaviões vêm assustando os moradores de um condomínio no Méier, na Zona Norte do Rio.
Eles são agressivos com os moradores. Só no condomínio já foram pelo menos 10 ataques em um mês. “De repente veio um golpe por trás, eu achei que fosse um pombo ou um pássaro desgovernado", disse a advogada Michelle Ruffato.
Dona Altamira Moraes ainda tem a marca dos arranhões. “Machucou, ficou ardendo na hora, aquela pressão” disse ela.
Os gaviões são da espécie carijó, segundo um especialista em aves que foi ao condomínio . São consideradas aves que gostam de viver na cidade. “É uma espécie bem comum, ela não é agressiva. Ela costuma ficar mais agressiva no período de reprodução, que varia de setembro ao final de dezembro, estendendo até janeiro. Neste período, eles tendem a defender o ninho com os ovos" explicou Eduardo Maciel.
A chegada dos novos vizinhos mudou a rotina dos moradores. Com medo dos ataques, os adultos e as crianças, que costumavam brincar na rua, agora passam a maior parte do tempo dentro de casa.
Dona Glória só vai para o quintal de chapéu. Ela já pediu ajuda a seis órgãos diferentes. "Todos diziam que eu tinha que procurar os bombeiros. Liguei e eles disseram que não tinham equipamento para retirar o ninho", conta
De acordo com os bombeiros, os moradores vão ter que conviver um pouco mais de tempo com os gaviões porque são animais difíceis de serem capturados e os bombeiros precisam de respaldo de um órgão ambiental, como o Ibama, por exemplo, para retirá-los da área. A corporação informa ainda que os animais estão só protegendo a sua cria e depois que os filhotes crescem, muito provavalmente, a família deixa o local.
O major André Matias, subcomandante do quartel dos bombeiros do Meier, disse que os moradores devem evitar o contato com os gaviões e seus ninhos. E aconselha as pessoas a saiar de casa de boné ou de chapéu.
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário