Leone Serviços

Leone Serviços
Portaria Limpeza Zeladoria Motorista

Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Carregando...

Google+ Followers

Leia mais Noticias deste Site

terça-feira, 16 de junho de 2009

Como projetar a Portaria do condomínio


Aprendemos nos anos que estamos no desempenho do combate a criminalidade em condomínios, nos treinamentos dos seguranças e nas análises de riscos nestes 30 anos de trabalho que possuo, encontrei a maior dificuldade, ela está no projeto dos sistemas de segurança, treinamos muitos profissionais mas ainda a exposição do segurança compromete a segurança do condomínio.
Os sistemas de acesso e portaria são os pontos a serem primordiais no projeto.
Dificilmente encontra-se uma portaria que fosse projetada visando totalmente a segurança. Encontra-se todos tipo, portarias lindas, uma verdadeira obra de arte, decoradas, de excelente arquitetura , mas quando vamos ver o lado prático da segurança, a decepção é grande. Veja alguns pontos a observar:
• Pilares lindíssimos ou paisagismo que tampam a visão de pontos bastante vulneráveis.
• Numa errônea pretensão de proteger o vigilante, portarias que não tem nenhuma abertura para passar documentos, fazendo com que o vigilante tenha que se expor totalmente para apanhar o documento.
• Portas laterais que quando um veículo passa pelo lado da portaria, deixa o vigilante totalmente exposto e vulnerável.
• Portão de entrada de visitantes a pé muito distante da portaria, que não permitem ao vigilante uma avaliação visual precisa.
• Portões de grades feitos com barras retangulares muito largas que quebram a visão externa dependendo do angulo que se olha.
• Vidros comuns em vez de à prova de balas.
É frustrante para um síndico ter que "engolir" os projetos horríveis de portaria feitos pelas construtoras. Porém para reformar uma portaria, são necessários muitos recursos e muitas vezes estão em desacordo com os moradores que não enxergam o problema.
Além do projeto físico da portaria, outro ponto que prejudica ainda mais são os procedimentos, que muitas vezes são falhos ou ainda inexistentes, ficando a decisão para o próprio vigilante. Veja alguns casos que presenciei:
• Entregadores que entram livremente no condomínio.
• Muitas vezes pessoas se passando por prestadores de serviços ganham a amizade de porteiros que deixam de proceder de acordo com as normas, com a desculpa "eu conheço ele".
• Cadastramento de visitantes sem pedir o documento. Muitas vezes, para agilizar, tudo é "de boca" sem a apresentação de documentos.
• Distrações que tiram a atenção do vigilante : brigas simuladas, mulheres vistosas, etc.
• Pessoas "nervosinhas" que intimidam o vigilante forçando-o a tomar decisões rápidas e erradas.
• Preocupação exagerada com veículos e menos com as pessoas. Geralmente há de 2 a 3 câmeras focadas nas entradas de veículos, que filmam o veículo e a chapa. não são os veículos que cometem crimes e sim as pessoas. Uma identificação precisa do motorista e dos ocupantes é muito mais importante do que a placa do veiculo.
• Cadastro de visitantes sem destino. Pede-se nome, documento, telefone, endereço, nome da mãe, etc. mas não se registra para onde ele está indo.
Vigilantes e porteiros mal preparados são outro inimigo da segurança. condomínios que procurando economizar, contratam ex-policiais ou policiais de folga para vigilância. Não são pessoa ideais para cuidar deste tipo de trabalho. Longe de mim de duvidar da competência deles no serviço policial, na segurança pública, eles são muito bem treinados para isso e realizam seu serviço de modo espetacular. Mas num condomínio utilizando-se de segurança passiva, o policial mal preparado pode utilizar de sua ostensividade de policial de rua e causar problemas, até mesmo agressões desnecessárias.
Uma portaria funcional, equipamentos modernos, normas e procedimentos adequados e pessoal qualificado, formam um conjunto indispensável para uma segurança eficiente. Espero que com essas pequenas dicas, os síndicos possam avaliar melhor suas portarias.

Emidio Campos
Instrutor de Segurança
segurancaprivadasp@gmail.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei das dicas.

Luan disse...

Ótimas dicas, vou começar o projeto de uma portaria agora e foi de muita utilidade ler este post!

Blog - Segurança do Condomínio


Procuro empresa que queira fazer e manter seu blog atualizações diárias, promovendo seus serviços e contribuindo com a segurança pública.

Elaboro análises de segurança.
Efetuo treinamentos.
Indico melhores empresas terceirizadas do Brasil.

Emidio Campos
Gestor de Segurança

Média diária de visitas 400
Média mensal de visitas 16.000
Número de publicações 2.500 postagens

Assunto Segurança

Sua empresa sendo vista por todos

segurancaprivadasp@gmail.com

E Mail do Consultor - segurancaprivadasp@gmail.com - Skype emidiocampos

SEGURANÇA EM EVENTOS FOTOS REAIS DE EVENTOS COM NOSSA SEGURANÇA

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog