Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Apartamento pega fogo no Rio de Janeiro


RIO DE JANEIRO - O apartamento 401 do Edifício Pena Pérola, no número 323, da Rua Santa Clara, em Copacabana, na Zona Sul da cidade foi consumido por um incêndio na tarde desta sexta-feira. Segundo testemunhas por volta das 14 horas um estampido foi ouvido em seguida começou a sair fumaça pela janela do apartamento, que ficou completamente destruído.

O empresário Antônio Carlos Maia, morador da Rua Santa Clara, testemunhou o princípio do fogo.

– Estava chegando em casa quando ouvi um barulho. Achei normal, entrei e tomei um banho. Logo depois fui a janela e a fumaça já estava bem grossa, o fogo era alto e percorria todo o apartamento.

Embora todos os apartamentos da coluna 2 do prédio estivessem aptos ao retorno dos moradores, estes, até o fechamento desta edição, aguardavam a liberação por técnicos da Defesa Civil.

O síndico do Edifício Pena Pérola, Isaac Barocher, contou o drama vivido pelos moradores do prédio, que só puderam entrar em suas casas por volta das 18 horas.

– A situação foi muito atemorizante, as pessoas se assustaram. Ficaram com medo de perder tudo. É muito complicado, tem gente que precisa tomar remédio e não pode entrar em casa.

Segundo o tenente-coronel Pedro Marco Machado Cruz, comandante geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, o prédio obedecia a todas as normas obrigatórias para prevenção e combate a incêndios.

O comandante geral disse ainda que as causas do incêndio só serão descobertas depois que a Polícia Civil realizar a perícia no local.

Pedro Machado informou que dois bombeiros se feriram levemente e três moradores do edifício foram atendidos no local. Outros três foram encaminhados para hospitais próximos, devido à intoxicação. O comandante-geral ainda informou que cinco gatos foram retirados de um dos apartamentos ameaçados.

Cerca de 70 homens Corpo de Bombeiros, dos quartéis de Copacabana, da Gávea e do Humaitá participaram das operações de combate ao fogo, onde a maior escada magirus do Rio de Janeiro foi utilizada.

Heroísmo

Gabriel Pinheiro, fisioterapeuta, morador do prédio que fica em frente ao Edifício Pena Pérola, ajudou uma grávida, moradora do apartamento 401, a deixar o local.

Segundo ele, ao perceber que grande quantidade de fumaça saia da janela do apartamento em frente ao seu, imediatamente correu ao local para avisar ao porteiro. Logo depois subiu para verificar se alguém precisava ser socorrido. Foi quando encontrou a mulher e sua empregada doméstica. Ele ajudou as duas a descerem as escadas.

Depois de ter sido atendida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mulher foi liberada e se dirigiu para a casa de seu pai, onde passaria a noite.

Durante o incêndio três pessoas precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. A aposentada Elza Alves e Vidal, de 78 anos e sua empregada doméstica Ana Gonçalves da Silva, de 49, além de um rapaz que consertava a caixa d`água do edifício, foram retirados do prédio com o auxílio de cordas, uma técnica conhecida como rapel.

Segundo a empregada doméstica, que também é conhecida como Ana Baiana, os três tentaram descer as escadas, mas ao chegarem ao 6º andar, a fumaça os impediu de continuarem a descida.

– Fui descendo com a Elza, mas quando chegamos ao sexto andar era impossível respirar, pois havia muita fumaça. Resolvemos voltar, e esperar pelos bombeiros.

Ana disse, ainda, que quando percebeu que descer pelas escadas seria impossível temeu pelo pior.

– Fiquei muito assustada, agarrei a Elza com força pelo braço e, praticamente a carreguei pelo braço. O pavor foi tanto que pensei que íamos morrer.

Bom humor

Apesar de parecer assustada e de ter sido internada para observação, no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital São Lucas, em Copacabana, por ter aspirado muita fumaça e apresentar pressão baixa, Elza reagiu com bom humor, ao fato de ter sido resgatada através do rapel. Durante o atendimento inicial prestado pelos bombeiros, ela comentou a situação que viveu.

– Até parece que estou gostando disso aqui, nunca recebi tanta atenção na minha vida. Assim como nunca tinha feito um esporte tão radical como esse de hoje.

Fonte: Jornal do Brasil - Caio de Menezes (Foto: Daniel Ramalho "Elza é resgatada pelo bombeiro")

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei