Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Segurança de Condominio com biometria


A segurança pública é um dos principais aspectos considerados no momento em que se escolhe viver em condomínios fechados, independentemente se são horizontais ou verticais. Contudo, é fato que nem mesmo eles estão livres da ação dos bandidos e é pensando nisso que novas técnicas de segurança surgem quase que diariamente. No Rio Grande do Norte, a situação não é diferente. Tecnologias voltadas para garantir maior segurança representam boa parte dos investimentos feitos pelos condomínios. Circuitos fechados de TV, por exemplo, já estão presentes nos projetos iniciais dos novos empreendimentos.

Entre as novas tecnologias apresentadas, o controle biométrico é uma das principais, que exige o reconhecimento do morador por meio da impressão digital ou da retina dele para a liberação da entrada. "Há dez anos, não se dava tanta importância ao controle do acesso, agora, é o principal motivo de preocupação e de investimento no desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, percebemos que não há limite para essa evolução da segurança privada, porque ela sempre se baseará no nível de insegurança crescente", explica o diretor comercial da empresa ADS Segurança, Caio Silvestre. 

Segundo ele, além do controle biométrico, novos circuitos fechados de TV, com câmeras de longo alcance, cercas elétricas tubulares e concertina e aparelhos de infravermelho são as principais tecnologias buscadas pelos condomínios potiguares. Há também o monitoramento remoto, que permite ao morador ver do trabalho ou da casa de praia o que está acontecendo na frente de sua residência, por meio da internet. Essa opção, por sinal, pode ser utilizada também nos smartphones e é uma forma de se ter conhecimento daquilo que acontece em casa mesmo quando não se está nela no momento.

Outra ferramenta que também tem tido bastante aceitação é a identificação magnética, através da colocação de um chip nos veículos dos moradores, que pode ser ativado a alguns metros da entrada do condomínio e abre o portão automaticamente, informando ainda ao porteiro quem está chegando. "Se o morador for rendido na rua, há sim uma série de medidas que podem evitar que ele permita que o bandido entre no condomínio. Porém, preferimos mantê-las em sigilo para o grande público e revelá-las apenas aos moradores", explica o diretor executivo da Gestcon (Gestão de Condomínios), Leonardo Rodrigues Alves.

Nas garagens, os pontos de maior vulnerabilidade dos condomínios e indicado pelas empresas de segurança privada a instalação do "sistema de gaiola" para entrada de veículos: enquanto um portão abre, o outro fecha, e o porteiro só abre o segundo depois da identificação do morador. "A guarita do porteiro deve ser recuada do portão e blindada, se possível, ou com grades altas ao redor do prédio, e o portão da garagem controlado pela portaria", orienta Caio Silvestre.

PRESENÇA HUMANA

Mesmo com todas essas novas tecnologias empregadas, a presença humana na segurança pública ainda se faz fundamental. Pelo menos, na visão do diretor executivo da Gestco, Leonardo Rodrigues Alves. "Os equipamentos, por mais modernos que sejam, jamais vão deixar de lado a presença humana. Esta continua sendo primordial para a segurança", aponta. 

Por outro lado, segundo Rodrigues Alves, é imprescindível que o porteiro não seja simplesmente "alguém que aperta o botão para abrir o portão dos condomínios", mas sim "uma pessoa especializado, que tenha conhecimento sobre segurança e passe periodicamente por treinamentos e reciclagens", explica. Além disso, é preciso que o próprio morador tenha o cuidado e a consideração necessárias para viver em condomínios, compreendendo que algumas medidas simples são importantes, inclusive, para garantir a sua própria segurança.

"Tem muito morador que chega ao apartamento e buzina, não acende a luz interna do carro, não diminui o farol do veículo, mas fica gritando, reclamando porque não foi automaticamente reconhecido pelo porteiro", afirma Rodrigues Alves. Segundo ele, por meio da conversa entre moradores e funcionários do condomínio, é possível criar novas técnicas de segurança que evitam consideravelmente o risco de crimes. "A questão principal é se limitar o acesso, por exemplo, de fornecedores. Temos experiências bem-sucedidas com o fornecimento de água sendo disponibilizado pelo próprio condomínio, como forma de se evitar a entrada constante de pessoas de fora". 

Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei