Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Internet aumenta participação nas reuniões condominiais


Assembléias virtuais permitem mais agilidade e evitam conflitos na hora de decidir os assuntos do condomínio.

No Brasil mais de 78milhões de pessoas com idade acima dos 16 anos navegam pela internet de casa,das lan houses, do trabalho ou da residência de amigos ou parentes. Os dados são do Ibope Nielsen Online, que analisou o segundo trimestre de 2011 e apontou que o crescimento foi de 5,5 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. “A internet está presente em praticamente tudo. A era digital trouxe facilidades inclusive para os condomínios”, afirma o advogado imobiliário Carlos Samuel de Oliveira Freitas, diretor de condomínios da Primar Administradora de Bens.

Com o objetivo de aumentar o número de moradores presentes nas reuniões os condomínios estão aderindo às assembléias virtuais, que permitem a participação virtual e presencial dos condôminos. “Existem no mercado softwares de gestão de condomínios, que são adquiridos e pagos mensalmente. As plataformas permitem a realização de discussões durante o período que o administrador, no caso os índico, julgar necessário. Qualquer morador pode acessar o sistema desde que tenha um computador com acesso à internet”, explica.

A tendência é que todos os empreendimentos passem a promover assembléias virtuais. Sem o contato físico as chances de ocorrerem conflitos são menores, as discussões são mais ágeis e a interação entre os condôminos e a administração é otimizada. “As reuniões presenciais são sempre longas, muitas vezes com discussões acaloradas entre vizinhos e com um número de participantes muito reduzido. A maioria justifica a ausência por causa do trabalho ou compromissos marcados anteriormente, como viagens e reuniões profissionais”, aponta.

A vantagem da assembléia na internet é que os moradores podem acessar o sistema de qualquer lugar, no momento que tiverem livre. O síndico pode gerenciar os comentários, anotar as sugestões e acompanhar toda a discussão virtualmente. “Para a utilização do software é necessária alteração na convenção no caso das assembléias passarem a ser realizadas somente de forma virtual. É importante lembrar que as reuniões pela internet não substituem as discussões presenciais, já que há a possibilidade de algum condômino não ter computador ou acesso a rede”, observa.

Os moradores podem ser avisados por email quando um novo assunto estiver em pauta. O voto também pode ser feito pela internet, já que o sistema emite uma procuração com a intenção de voto do condômino. Neste caso é necessária a utilização de certificados digitais para garantir a validade jurídica do voto. “Esta procuração pode ser impressa ou ser enviada em formato eletrônico e a pessoa designada para ser o procurador ou proxy vota de acordo com a vontade do morador na assembléia presencial”, esclarece.

Freitas faz a distinção entre procurador ou torgado e proxy – o primeiro representa o condômino, mas não a sua vontade. Ou seja, o procurador tem amplos poderes para decidir qual será o voto do morador que está sendo representado. “No proxy a procuração exige que a intenção de voto do condômino seja respeitada. O proxy é indicado pela administração do condomínio e recebe procurações de pessoas desconhecidas para representar o voto delas durante a assembléia”, declara.
Um diferencial do sistema é que os usuários podem postar vídeos com a sua opinião ou com o parecer de algum especialista, tornando as discussões mais ricas e proveitosas. “O administrador tem acesso ao histórico de todas as reuniões, atas e demais informações referentes às discussões dos condôminos. E os moradores não precisam se preocupar, pois não é necessário informar dados sigilosos e ninguém tem acesso ao banco de dados do sistema, tornando o software mais seguro e confiável”, acrescenta. 


Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei