Parte da estrutura do edifício Ivany, na Vila Olímpia, desocupado ontem, está com problemas, mas as causas ainda serão investigadas.
A principal hipótese levantada pelos moradores e pela Defesa Civil municipal é que eles sejam decorrentes das intervenções feitas no imóvel pelo hospital São Luiz.
Segundo a administração do prédio, os problemas na estrutura começaram após o início de obras no subsolo feitas pelo hospital, em 1º de agosto.
O coronel Jair Paca de Lima, chefe da Defesa Civil, diz que três colunas de sustentação abaixo do mezanino aparentam estar com sobrepeso.
-
"Eu queria dormir na minha cama, na minha casa, vendo a minha TV e comendo a minha comida. Só que hoje nem sei como vai ficar. Eu tenho como pagar, mas não acho justo pagar por algo que eu não causei"
Helena Shotoko, administradora e moradora do edifício Ivany
"Deram só três minutos para eu pegar minhas roupas e descer. Deu medo de morrer"
Maria Aparecida Otero Loyolla, também moradora do edifício
Maria Aparecida Otero Loyolla, também moradora do edifício
-
Já a Subprefeitura de Pinheiros, que emitiu laudo atestando o comprometimento da estrutura, afirma que isso não tem relação com as obras, mesma posição do hospital.
"A estrutura do prédio está abalada por causa do longo tempo. O prédio tem cerca de 50 anos [é de 1970]", disse o subprefeito de Pinheiros, Sérgio Teixeira Alves.
"Há um desgaste, os ferros começam a aparecer e enferrujar. E a técnica construtiva da época era diferente. Hoje, as colunas seriam mais largas."
Segundo ele, em agosto, um engenheiro da subprefeitura identificou que as rachaduras do prédio não tinham como causa a obra, que é regular.
Prédio sofre abalo em SP
Ver em tamanho maior »
Estrutura de ferro feita emergencialmente para reforçar a estrutura do prédio após segundo abalo
Técnicos da subprefeitura voltaram ao local ontem e reafirmaram que o prédio precisa de reforço estrutural. "Não identificaram risco iminente de queda, mas a estrutura precisa de reforço mais rápido."
O local só será liberado após o condomínio apresentar um laudo de segurança.
Segundo o subprefeito, o São Luiz resolveu fazer as obras de reforço da estrutura e decidiu abrigar os moradores em hotéis por uma política de boa vizinhança.
Em nota, o hospital disse que resolveu fazer o reforço dos pilares no subsolo porque é dono de lojas no edifício. "Como o condomínio necessitava de melhorias em sua estrutura, o hospital se propôs a contratar a empresa que realizaria a obra, conforme aprovação em assembleia."
O Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) foi notificado sobre o tremor e informou que vai apurar se os profissionais responsáveis pela obra estão habilitados e se houve algum tipo de erro. (RICARDO GALLO, EVANDRO SPINELLI E FELIPE SOUZA)
Editoria de arte/folhapress | ||
Emidio Campos
Instrutor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
E mail - segurancaprivadasp@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário