Uma menida de 7 anos foi salva dos escombros após a casa onde morava ser atingida pelo prédio
A Polícia Civil da Bahia enviou nesta segunda-feira ao Ministério Público o inquérito sobre o desabamento de um prédio no bairro Pernambués, em Salvador, em julho do ano passado, que causou a morte de três pessoas. O delegado Adailton Adam, titular da 11ª Delegacia Territorial (Tancredo Neves), indiciou por homicídio e lesão corporal o proprietário da Marques Lima Construtora, Sílvio Lima de Jesus, e o engenheiro Eduardo Wesley Lima de Aquino, responsável pela obra.
Paulo Fernando Serra Villa e Paulo Nascimento, fiscais da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), foram indiciados pelos mesmos crimes e também por prevaricação, por não terem fiscalizado a obra. O laudo da Coordenação de Engenharia Legal do Departamento de Polícia Técnica (DPT) apontou, segundo o delegado, irregularidades na obra e instabilidade no terreno da construção.
O edifício Guaratinga, de sete andares, estava em fase final de construção, praticamente pronto para ser entregue aos compradores dos seus 28 apartamentos (quatro por andar, a um preço R$ 90 mil por unidade). Por volta das 19h do dia 17 de julho, parte da construção desabou sobre uma residência vizinha. Duas crianças foram resgatadas com vida e o corpo de uma mulher, mãe delas, e de um homem, primo da vítima, foi retirado do soterramento. Nos escombros do prédio, o corpo de um homem foi resgatado dois dias depois.
De acordo com a investigação, o principal motivo do incidente foi o subdimensionamento dos pilares da construção. Ainda conforme a polícia, o projeto estrutural da obra não estava em conformidade com a norma que determina os requisitos básicos para estruturas de concreto. A perícia identificou ainda falhas no levantamento topográfico inicial elaborado pela construtora - o prédio estava sobre um barranco de solo argiloso, onde foi constatada a presença de material de aterro (plástico e entulho), o que deixou tornou o terreno instável e aumentou a possibilidade de desmoronamento.
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário