O porteiro pode ser peça-chave para garantir a segurança dos prédios. Seguir algumas regras como não deixar pessoas estranhas entrarem no condomínio e se assegurar dos carros que acessam a garagem podem contribuir para evitar assaltos.
Em Santana, na Zona Norte de São Paulo, o porteiro Adilson trabalha em um edifício com mais de 160 moradores há nove meses. Ele fez um curso do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais de São Paulo (Secovi) e, depois de alguns meses desempregado, conseguiu o trabalho no condomínio.
Segundo ele, além da educação, o funcionário precisa mostrar aos moradores que eles devem seguir as regras para a própria segurança. Muitos pedem para deixar amigos guardarem o carro na garagem, o que não é permitido.
Impedir que pessoas estranhas entrem no prédio, sem que o morador esteja presente, também é proibido. Outras funções, de acordo com o Secovi, são: exigir que o morador se identifique ao entrar; fazer contato com visitantes e prestadores de serviço pelo interfone; exigir autorização do morador para liberar a entrada; fiscalizar os elevadores; distribuir a correspondência; chamar o morador para receber mercadoria.
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário