Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Risco à saúde no condomínio Barão de Mauá

IPT e Cetesb reafirmam potencial risco à saúde no Barão de Mauá

CLIQUE PARA AMPLIAR
GEORGE GARCIA

Um novo laudo que integra o processo Condomínio Barão de Mauá, uma avaliação técnica feita pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) sobre relatório do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e pela empresa Geoklock revela risco iminente à saúde dos moradores e funcionários do condomínio. Segundo uma das síndicas, Tânia Regina da Silva, o documento traz os resultados de medições dos índices de contaminação que são alarmantes. Os moradores processam a Cofap, a prefeitura de Mauá e as construtoras Soma e STG por contaminação do solo, o que pode ter trazido problemas de saúde aos moradores. Acórdão publicado no último dia 28 dá conta de uma derrota na ação coletiva sobre o dano moral coletivo. O acórdão ainda isenta a prefeitura de Mauá de responsabilidade.
Em decisão em outubro do ano passado foi definido que a indenização para os moradores que deixarem o condomínio, seria de R$ 51,5 mil. Essa decisão, no entanto, não considerou danos morais. Sobre a sentença de abril, o Ministério Público, em embargos de declaração questionou a decisão dizendo que o acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo é um retrocesso. "Inovou, reviu e prejudicou os adquirentes e o autor da ação ao dispor sobre o prazo para descumprimento da sentença, sobre a indenização por descumprimento, sobre o dano moral coletivo e por restringir aos adquirentes de unidades nos prédios a demolir, a indenização concedida na sentença e no acórdão".
Preocupada, a síndica destacou que o relatório - de novembro do ano passado, mas que os moradores só tiveram acesso agora - mostra que os apartamentos do térreo, como o dela, estão sujeitos a presença de várias substâncias cancerígenas. "A situação não está nada boa para nós, esse relatório mostra que há muita presença de benzeno e outras substâncias", comenta Tânia.
No condomínio moram 1,7 mil famílias. No mês passado o caso que ficou conhecido como Barão de Mauá, completou 11 anos. Em abril de 2000, uma explosão matou um funcionário do condomínio, o que desencadeou a investigação que levaria à conclusão de que os prédios foram construídos sobre um aterro sanitário clandestino, que pertenceu à indústria Cofap. No solo, na época, foi constatada a presença de 44 gases tóxicos, sendo 10 deles altamente cancerígenos.
Esse relatório foi o resultado de novas medições feitas pelo órgão ambiental e a empresa Geoklock entre os meses de fevereiro e agosto do ano passado. "Foram feitos 600 novos furos em toda a área do condomínio, para amostras de solo, e também foram tiradas amostras do ar dos apartamentos, e dos pontos de monitoramento de gás", relatou a moradora.
A Geoklock recomendou o monitoramento dos gases, nos 11 blocos, adequação do sistema de extração de vapores, em curto prazo (entre 12 e 18 meses). Já o IPT ressaltou que as substâncias percloroetileno, etilbenzeno e benzeno foram encontradas em concentrações acima do padrões aceitáveis "indicando potencial cenário inadequado para receptores humanos, quando expostos a estes compostos para inalação...".
Na avaliação de risco desenvolvida pela equipe do IPT, na qual foram estabelecidas Concentrações Máximas Aceitáveis para o solo, resíduo e água subterrânea, "há risco potencial à saúde de residentes, funcionários do condomínio e trabalhadores de obras civis".
A deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), presidente da Frente em Prol dos Moradores do Condomínio Barão de Mauá, na Assembleia Legislativa, já tem conhecimento desse novo laudo, e disse que o próximo passo da comissão será o de agendar uma reunião com a Cetesb e os moradores. "Esse laudo mostra o que já é conhecido, um grande perigo, principalmente para os moradores dos andares mais baixos", comenta. Depois dessa reunião a deputada pretende realizar uma audiência pública na Assembleia. "Queremos trazer a Cetesb, a prefeitura, a construtora e a Cofap para tirar tudo isso à limpo. Vamos combater coisas absurdas. Todos os envolvidos devem arcar com as suas responsabilidades", pontua.
O REPÓRTER procurou ontem a promotora Rosângela Staurenghi, para comentar o resultado dos estudos, mas ela não foi localizada para comentar o assunto. 



Emidio Campos Gestor de Segurança Golden Star Segurança Escolta e Porteiro http://segurancadecondominio.blogspot.com

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei