Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

terça-feira, 20 de abril de 2010

Segredos do bom síndico


Segredos do bom síndico

Maria Clara Serra, Extra
o síndico Michel Chamovitz
RIO - O elevador parou; a conta de luz está muito alta; o porteiro chegou atrasado; o cachorro do vizinho não para de latir... Para essas e muitas queixas, moradores e funcionários encontram sempre a mesma solução: "chama o síndico!". Esse profissional, que está prestes a comemorar o seu dia, na próxima sexta-feira (23), tem diariamente nas mãos uma complexa: administrar o condomínio, com boa comunicação e dinamismo.
Mas o que caracteriza o perfil de um bom síndico? Segundo o gerente geral de condomínios da APSA, Washington Rodrigues, eles podem ser advogados, corretores, médicos ou chefes de família. O que importa mesmo é que tenham paciência, organização e força de vontade.
Esse é o caso do advogado Michel Chamovitz. Síndico do edifício Solar das Esmeraldas, em Copacabana, por sete anos, ele transformou a vida e a convivência de condôminos e funcionários.
- Ele tem muito jogo de cintura e gosta de administrar o condomínio - conta o porteiro Arnaldo Pereira.
Tanto é verdade que Michel tentou largar o cargo em 2009, e os moradores não deixaram. Hoje, ele faz parte do conselho fiscal do condomínio.
- Os moradores gostam de mim porque consegui fazer um bom planejamento financeiro e, com o dinheiro economizado, fizemos obras essenciais para o prédio, sem cobrar cotas extras - explica Chamovitz.
O truque é diminuir os gastos
Cada condomínio tem seus problemas e suas peculiaridades, mas uma medida que sempre faz sucesso é o corte de custos. Para agradar o "eleitorado" e resolver os problemas do prédio, a solução mais inteligente é organizar as contas e estabelecer prioridades.
- Moro neste prédio há um ano, e virei síndico há dois meses. Trocando prestadores de serviço e instalando um novo sistema de luz, já consegui reduzir 50% das despesas - conta Bruno Conti, síndico do edifício Ápia, na Vila da Penha.
Depois de colocar em prática a redução das despesas condominiais, é preciso estabelecer quais são as prioridades do edifício:
- É claro que todos querem o embelezamento das áreas comuns, mas é nosso papel zelar pela manutenção do prédio. Ou seja, primeiro a estrutura, depois a fachada.
Para Pedro Carsalade, presidente da Associação Brasileira das Administradoras de Móveis (Abadi), uma outra questão importante é a escolha de uma administradora. Como o síndico não está todo o dia no prédio, é importante ter esse suporte, diz ele:
- Alguns cuidados, porém, devem ser tomados. Fazer um levantamento das administradoras e do tempo que estão no mercado é essencial.


Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei