Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Vagas causam desavenças em condomínios

As vagas de garagem são consideradas um diferencial na hora de comprar um imóvel, mas sua cotação também é alta no ranking de maiores dores de cabeça da vida em condomínio.

Para evitar problemas relativos aos lugares de estacionamento do prédio, a primeira providência é verificar, antes de fechar negócio, como foi feito o registro desses espaços.
Ele pode estar vinculado ao do imóvel ou ser feito em matrícula independente, com IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) próprio. Cada caso exige cuidados específicos.
Na primeira situação, o número de vagas e sua descrição constam na matrícula do imóvel, que pode ser consultada no cartório de registros de imóveis. Se cada unidade tem sua vaga determinada, não costuma haver conflito; ele em geral surge quando as vagas são indeterminadas -sujeitas a rodízios de acordo com a convenção do condomínio.


Isso sinaliza a possibilidade de que, em algum momento, o carro seja estacionado em vaga dupla, descoberta ou em local com maior risco de colisão.
Rodízio
O advogado Luiz Augusto Rezende ressalta que a propriedade das vagas indeterminadas é de todos os moradores do condomínio em igualdade de condições: "O condomínio pode, em assembleia, determinar qual vaga será utilizada por qual morador, via de regra por sorteio, para ser mais justo".
O ideal é que o rodízio seja feito entre vagas do mesmo tamanho, mas nem sempre isso ocorre. A advogada Eunice da Costa, 35, moradora de um condomínio em Pirituba (zona oeste de São Paulo), teve que trocar de vaga com uma vizinha para parar seu utilitário em um lugar de tamanho compatível.
"Eles [do condomínio] disseram que, no próximo sorteio, sortearão as vagas maiores entre os carros grandes", cita.
Quando a vaga está registrada em matrícula autônoma, a orientação é verificar se o proprietário é o mesmo que consta na matrícula do imóvel ou se houve comercialização independente da do apartamento.
"A pessoa precisa verificar se está comprando no papel aquilo que viu", frisa o engenheiro e consultor Flávio Figueiredo.



EVELYN CARVALHO

Colaboração para a Folha


Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei