Pesquisa realizada no Estado de São Paulo sobre roubos a condomínios mostra que os bairros de Pinheiros (1º lugar), Vila Mariana (2º) e Morumbi (3º) lideram esse ranking na capital paulista. Os bandidos mais armados e organizados concentram-se na capital. Usam fuzis, submetralhadoras e preferem atuar na quarta-feira, dia que concentra 19,96% dos registros.
A proliferação desse tipo de crime levou o secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, a criar, em setembro de 2009, uma delegacia especializada nesse delito. Depois disso, 14 (66,6%) dos 21 casos de arrastão investigados foram esclarecidos pelo Deic. Muitos dos ladrões de condomínio atuais são velhos conhecidos de Heib, gente que ele buscava quando trabalhava na Divisão Antissequestro. "São bandidos perigosos", disse Heib.
A pesquisa mostra que, de 2005 a 2009, 313 criminosos foram acusados desse crime no Estado - a maioria é branca (40,4%) e tem o ensino fundamental completo (32%). Em 32,2% dos casos, os ladrões agiram encapuzados e em 74,8% deles, os criminosos tinham armas de pequeno porte.
As informações são do jornal
O Estado de S. Paulo.
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário