Dois apartamentos de um prédio na rua Pernambuco, em Higienópolis (região central de São Paulo), foram roubados por uma quadrilha de sete ladrões, às 20h15 de quarta-feira
Para conseguir burlar o sistema de segurança do prédio, os criminosos vestiam terno e gravata. Após simular serem visitantes, eles renderam o porteiro, se dividiram e entraram pela garagem e pelo saguão principal do lugar.
Cinco ladrões invadiram o prédio e dois ficaram do lado de fora, em dois carros, preparados para a fuga.
De acordo com o Deic (Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado), responsável por investigar o roubo aos dois apartamentos, a invasão ao condomínio em Higienópolis foi o 21º caso do tipo neste ano na capital.
Para a polícia, apesar de ter conseguido invadir o prédio com certa facilidade, a quadrilha de ladrões não demonstrou ser especializada em roubos a condomínios.
A conclusão dos policiais do Deic se deve ao fato de que o ataque aos dois apartamentos do condomínio não rendeu grande valor para a quadrilha. Foram levados dois laptops, duas máquinas fotográficas, roupas, três anéis de ouro, uma bijuteria, cartões bancários e de crédito, R$ 1.840 e US$ 5.000.
A ação dos criminosos, segundo a polícia, durou cerca de uma hora. Enquanto parte da quadrilha invadia os dois apartamentos, no segundo e terceiro andares, seis moradores foram mantidos sob a mira de revólveres e pistolas. Duas dessas vítimas foram abordadas quando levavam seus cachorros para passear, ainda no hall dos elevadores.
O roubo ao condomínio da rua Pernambuco foi o segundo em menos de um mês no bairro de Higienópolis.
Na noite de 24 de outubro, 25 vítimas, entre moradores e funcionários de um prédio em frente ao shopping Pátio Higienópolis, foram mantidas reféns por criminosos armados com pistolas e fuzis.
Doze dos 17 apartamentos do condomínio, que tem uma unidade por andar e fica a 600 metros do 7º Batalhão da Polícia Militar, foram invadidos pelos ladrões, que até agora não foram presos, assim como no caso de quarta-feira na rua Pernambuco, que fica a 1,6 km do batalhão.
No começo de setembro, quatro criminosos disfarçados de investigadores de um setor da Corregedoria (órgão fiscalizador) da Polícia Civil de São Paulo, conseguiram enganar o porteiro de um prédio na rua Sergipe, também em Higienópolis, e invadiram o lugar, mas fugiram sem roubar nada.
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com