Clovis Deangelo/Divulgação/CDHU
Aprovado pelo Senado, o projeto de lei que garante adicional de periculosidade para porteiros e vigias de condomínios já cria polêmica até entre os funcionários.Caso o projeto seja aprovado também na Câmara, o empregado passará a ganhar 30% a mais e os moradores vão perceber um aumento médio de 5% no valor do condomínio, segundo estimativa das administradoras.
Para o vice-presidente do Secovi-SP (sindicato da habitação), Hubert Gebara, esse aumento não dará mais segurança nem para os porteiros nem para os moradores e o gasto extra será repassado ao bolso do condômino.
- Não é só o porteiro quem corre risco (de violência, como destaca o projeto). Todos nós estamos expostos. Temos de investir na segurança do prédio, e não aumentar salários para isso.
Um estudo da administradora de condomínios Lello mostra que, hoje, 40% do que é pago de condomínio vai para a folha de pagamento dos funcionários. O salário base dos porteiros é de R$ 700 - e chegará a R$ 910 com o adicional de 30%.
Segundo Gebara, o acréscimo pode ser irrisório para quem mora em prédios grandes, mas vai prejudicar sobretudo quem divide a conta com poucos vizinhos.
O presidente do Sindifício (Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios), Paulo Roberto Ferrari, acredita que a medida pode acarretar distorção nas funções do porteiro.
- Se for ganhar mais para enfrentar bandido, sou contra o aumento.
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
5 comentários:
Tem que aumentar mesmo essa mixaria de salário dos porteiros, quem não pode pagar um salário digno que vá morar numa casa para ver como vai ser a segurança.
temos que receber este aumento porque nosso salario é muito baixo,e tem que ser mais rapido possivel
tem que da 30% o salario da gente è uma categoria jogada as traças o nosso sindicato nao tá nen pra nós um cidadao tomar conta o aumento de portaria de condominio e ganha 700,00 ver se o pessoal do sindicato que ir trabalha que e sua contrbuiçao tem que se já,.
Ao senhor vice-presidente do Secovi-SP:
Também concordo que ambas as partes corram o mesmo risco. Só que não se trata deste ou aquele, e sim um direito previsto na clt já que todos concordam que o risco é iminente.
E a grande diferença em segurança, é que é um conjunto de regras que devem ser seguidas por todos. E o maior desafio é colocar na cabeça de alguns moradores em atender a essas regras e obedecer as ordens de seus porteiros...
Este projeto de lei, tem que ser aprovado o mais rápido possível.Pois, para se ter uma boa segurança, é necessário, antes, investir no material humano. Não adianta apenas, a parelhar os condomínios, com câmeras e outros aparelhos, se não tiver no controle operacional, um profissional habilitado. Chega de tentar, maquiar, a realidade ! Um bom salário, sempre faz a diferença, na vida de qualquer profissional. Motiva às pessoas, para que elas tenha um melhor desempenho profissional.
Postar um comentário