Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

quinta-feira, 10 de março de 2011

Furtos em condomínio tinham nformação privilegiada



Furtos no Tívoli e a informação privilegiada
Na manchete destacava-se que os furtos em série ao condomínio estavam permeados de informações privilegiadas, pois os ladrões permaneceram horas em pelo menos nove residências, sem serem incomodados. As informações privilegiadas como foram mencionadas parecem fornecidas por funcionários e pessoas do condomínio. Eu sugiro repensarmos o conceito de informação privilegiada.

Ao visitarmos as redes sociais como o facebook, orkut, twitter e outros sites de “relacionamentos”, rapidamente refazemos o conceito de informação privilegiada como algo reservado para poucas pessoas sobre nossas vidas pessoais e familiares. Este conceito não existe mais, acabou! As pessoas colocam todas as informações sobre suas vidas nestes sites. Qualquer um pode acessar sem restrições; se existir algum empecilho, rapidamente é superado. Todos os dados são ilustrados com fotos em abundância de amigos, familiares, namorados e animais de estimação, ali colocados sem restrição. Os nomes de amigos, parentes, professores, empregados e empregadores estão ali disponibilizados. Estão escancarados os hábitos diários, os horários de academias e escolas, com quem foi ou ainda vai, quais os shows, viagens e passeios a serem realizados.

Se o ladrão tem uma mínima capacidade de planejamento e foco definindo sobre quais as casas que se vai roubar, fica muito fácil de se saber quando os seus proprietários irão viajar e quando irão voltar: é só entrar no twitter, facebook e orkut de seus moradores. Tudo estará disponível com detalhes mínimos. Encontraremos o dia da ida e volta, a companhia aérea, o hotel, assim como detalhes de marca e modelos dos carros, placas, das motos, dos barcos, bicicletas, máquinas fotográficas, celulares utilizados pela família e amigos. Se for detalhista dá para descobrir até relacionamentos paralelos. Toda informação que se quer obter sobre uma família inteira e seus amigos você consegue pelo facebook, orkut, twitter e outros similares. É a franca e desprotegida exposição absoluta da vida privada. Se um membro da família é mais comedido, o adolescente ou o mais saliente entrega o jogo em seu perfil. Os empregados da casa como motoristas, secretárias, jardineiros, eletricistas, arquitetos e outros também frequentam e estão nestes sites. As fotos relatam detalhes do prédio, móveis, quintais, equipamentos, televisão, notebooks, ipad, numa exposição completa da vida pessoal e familiar.

A estratégia de ação do ladrão ainda pode ser complementada pelos mapas do Google como o que se tem no quintal, altura do muro, vizinhança, varandas e outros detalhes. O monitoramento do local dos crimes pode ser feito via satélite e é só uma questão de acesso: não há dificuldade e não se exige conhecimento especializado.

A polícia sabe disto e em toda reportagem sobre crimes contra pessoas e patrimônio quando perguntada sobre como prevenir-se destes furtos e outros crimes, o discurso é sempre o mesmo: não forneça informações pessoais e familiares na internet. Em outras palavras, não se exponha! Em terceiras palavras: contenhamos o ímpeto exibicionista que todo ser humano tem e aflora a qualquer oportunidade de tornarmos celebridade! Os pais, irmãos e amigos devem discutir sobre o que colocar disponível na internet. Nas reuniões familiares deve-se estabelecer estratégias e despertar consciência do risco que corre não só o membro mais exibicionista, mas toda a família, seus amigos e parceiros.

Existe possibilidade do ladrão e sua equipe ter definido o perfil de cada residência, de seus moradores, hábitos e viagens pela rede social e sites de relacionamento na internet? Ter perfil da rede social é brega ou chique? Moderno ou exibicionista? Não consigo responder incisivamente, mas sei que é inseguro e as pessoas podem machucar-se um dia com esta superexposição da vida pessoal. Controlemo-nos! E mais: ao passar com notebook no carro, ou atrás de um muro ou ainda na casa vizinha, capta-se facilmente a rede sem fio de cada casa pela qual circulam mensagens e demais informações que podem ser capturadas. A senha que se usa para entrar em cada rede representa apenas um pequeno detalhe! Sigilo na rede não existe. 


Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei