Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

terça-feira, 30 de março de 2010

Profissão: Porteiro


Profissão: porteiro



Uma profissão cada dia mais dedicada ao aperfeiçoamento do profissional, acabou o tempo de colocar o famoso "TIOZINHO"  na portaria, seus serviços eram somente abrir e fechar portas, não exigia se nenhuma cultura ou treinamento para isso, mas o tempo passou e a profissão foi sendo moldada as caracteristicas das ocorrencias registradas pela falta de capacitação dos serviços de acessos a nossa residencia ou empresa, cada dia fica mais evidente a necessidade de profissionalização em todas as áreas. A de atendentes em portarias de condomínios, não foge à regra. Poucos se dão conta, mas um profissional qualificado na guarita de um condomínio significa melhora nas relações públicas, maior segurança, menos transtornos de ordem técnica e a disponibilidade de um agente de primeiros socorros bem perto da gente. Investir na formação profissional de porteiros significa contar com todos esses recursos que só o ser humano pode oferecer.

Depois de participar de cursos de Aperfeiçoamento de Porteiros, Administradores e Zeladores, oferecido pelo mercado diminuiu os problemas no relacionamento humano. Mesmo assim é importante aprender que não devemos tratar de igual modo pessoas exaltadas mantendo diante delas um comportamento estável e profissional. No atendimento aos primeiros socorros, na prevenção a assaltos, na supervisão técnica do prédio eu era completamente leigo. Se houvesse um curto circuito com incêndio eu correria em busca de baldes de água para apagar o fogo. Agora sei que devo usar o extintor e sei direitinho como usá-lo”.

No decorrer dos cursos são identificadas e debatidas as principais dificuldades da profissão que, de modo geral, giram em torno da comunicação pessoal. Visitante que não quer se identificar é um dos maiores problemas, seguido da falta de diálogo entre condôminos, síndicos e porteiros. Apresentação correta e educação fazem crescer o respeito profissional. Preconceitos devem ser abolidos: cor, credo e condição social não determinam caráter, nem grau de humanidade. A discriminação é prejudicial tanto a quem sofre quanto a quem exerce.

O dia a dia

Os porteiros reclamam dos moradores que reclamam sem conhecimento de causa. Por exemplo: os moradores em geral desconhecem que os estacionamentos dos blocos não são privativos e acusam os porteiros de negligência quando carros estranhos estão ali estacionados. O disk-entulho é outro drama: condôminos que estão reformando seus apartamentos não respeitam a orientação do porteiro e outros condôminos reclamam dos transtornos. Problemas técnicos com controles, câmeras, registros e interruptores que não funcionam atrapalham bastante a vida de qualquer profissional de portaria.

O livro de ocorrência é o diário do condomínio que serve, entre outras coisas, para registrar reclamações. Porém nem todos querem oficializar suas críticas fazendo-as apenas verbalmente. Estas, quando transmitidas indevidamente, soam até como fofoca. Nada que leve a soluções sensatas. Contendas de casais, intrigas pessoais entre moradores e outros casos semelhantes, tendem a envolver porteiros em questões que não lhes compete.
Um porteiro capaz sabe agir diante das situações mais estranhas.


Chefia imediata pois o profissional de Portaria deve estar sempre subordinado a uma chefia, como colocamos em postagens anteriores "Como chefiar a segurança".

Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei