Sempre que há conflito, especialmente de caráter financeiro, e uma vez frustrada a tentativa amigável de solução, restará ao judiciário, por acionamento de uma das partes, decidir a questão. Ocorre que por inúmeras razões, os tribunais não respondem à demanda que recebem diariamente.
A justiça, porém, oferece outros instrumentos de solução de conflitos:
• mediação e arbitragem;
• juizados especiais para tratar de questões menos complexas;
• procedimentos de execução extrajudicial de garantia real (como no caso da alienação fiduciária de bem imóvel introduzida pela Lei 9514/97);
• procedimentos extrajudiciais de “inventário” e de “separação consensual e divórcio”.
Mais recentemente, a Lei estadual paulista 13.160, de 21 de julho de 2008, determinou que os Tabelionatos de Protesto de Títulos têm obrigação de receber também o crédito decorrente de aluguel e de seus encargos, assim como o crédito do condomínio e de multas devidos pelo condômino ou proprietário do imóvel.
Com a edição desta Lei, deve-se eliminar a barreira que se verificava até então no estado de São Paulo quanto à possibilidade de se levar a protesto o crédito decorrente de aluguel e encargos vencidos e não pagos, bem como das cotas de rateio de despesas condominiais.
Assistimos condôminos que deixam de pagar suas cotas de rateio para que, em momento posterior, negociem a quitação dos valores com o parcelamento do débito e a redução substancial dos encargos, provocando inevitável descontrole do fluxo de caixa do condomínio e sobrecarga da contribuição condominial àqueles que cumprem suas obrigações.
A Lei estadual autorizando o protesto de tal crédito acenou para a redução da inadimplência junto ao condomínio e, portanto, ao melhor controle das finanças.
Para os proprietários de imóveis que os colocam para locação, a Lei também se mostra bastante positiva, pois permite ao condomínio levar a protesto o boleto emitido em nome do locatário. Isso porque, nos termos do artigo primeiro da Lei 13.160/08, os tabelionatos poderão proceder ao protesto do título “decorrente das cotas de rateio de despesas e de aplicação de multas, na forma da lei ou convenção de condomínio, devidas pelo condômino ou possuidor da unidade”. Portanto, encontrando-se o locatário na posse direta do imóvel, e tendo sido o condomínio notificado formalmente desse fato, a este fica reservado o direito de optar por protestar o locatário e não o locador (ou seja, o proprietário) do imóvel.
De modo a evitar maiores questionamentos sobre a liquidez e certeza dos créditos condominiais, recomenda-se que os síndicos atentem para os seguintes cuidados:
• Estarem com as contas devidamente aprovadas pela assembléia geral ordinária que deve ser realizada anualmente, dentro do prazo estabelecido na convenção de condomínio;
• As despesas condominiais objeto da cobrança devem decorrer do orçamento anual aprovado pela assembléia geral ordinária do condomínio;
• Em se tratando de despesas extraordinárias (e, portanto, não cabíveis ao locatário, mas tão somente ao proprietário do imóvel), devem ter sido aprovadas em assembléia geral do condomínio, respeitando-se o quorum legal e/ou convencional exigido para tanto;
• Atentar para que os boletos de cobrança tenham sido efetivamente entregues no endereço correto do proprietário (condômino) ou, se for o caso, do locatário.
Quanto aos créditos decorrentes de locação, ao proprietário cabe atentar para a correta elaboração do cálculo dos valores, discriminando de forma inequívoca aqueles referentes aos aluguéis vencidos e não pagos, bem como dos respectivos encargos previstos no contrato, cuja cópia autenticada também deverá ser apresentada ao Tabelionato de Protesto.
Importa também considerarmos o seguinte:
• As despesas condominiais constituem uma dívida fracionada de que são devedores os condôminos e, credor, o condomínio;
• Tais despesas são previamente apresentadas em um plano de orçamento anual aprovado em uma assembléia geral do condomínio;
• O código de processo civil qualifica como título executivo extrajudicial as dívidas decorrentes de aluguel de imóvel bem como seus encargos.
Ainda que o encaminhamento do título ao protesto acabe por estimular a quitação dos débitos em aberto, há de se ponderar que alguns são devedores contumazes e, com relação a estes, a Lei não deverá produzir nenhum efeito - servirá apenas como mais uma fonte inspiradora para suscitar infundados questionamentos sobre a sua aplicabilidade e, assim, protelar a decisão judicial do processo que deverá se instalar.
*Marcelo Manhães de Almeida é advogado, presidente da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da OAB-SP e membro do Conpresp.
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site
Leia mais Noticias deste Site
terça-feira, 9 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos
Doação de Orgãos
Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança
Veja como aumentar a segurança do seu condomínio
Arquivo do blog
-
▼
2010
(639)
-
▼
março
(53)
- Condominio Trevo Futsal participa em quatro catego...
- Dentro do condominio Policial atira e mata homem
- Evangélico é assassinado dentro de condomínio
- Controle de Acesso Video treinamento
- Vagas de Porteiros
- Vagas de Porteiros
- Homenagem a todos os porteiros
- 9 de junho é o dia do porteiro
- Porteiro de Edifícios
- Porteiro de Condominio a Profissão
- Profissão: Porteiro
- Condomínios cariocas não se protegem contra tempes...
- Lotes do Condominio AlphaVille em Ribeirão Preto
- Condominios sitiados pelos bandidos
- Laboratório de refino de cocaina em condominio
- Justiça lacra imóvel do Hospital Evangélico
- Moradores fazem protesto contra alagamento em cond...
- Três residenciais recebem obras
- Valinhos desvia trânsito da Boiada para obras
- Assembleia estuda construir novo condomínio para s...
- Administradora de Shopping abre vagas para estágios
- Preso ladrão na entrado do condominio
- Justiça impede construção de prédio em São Conrado
- Duas pessoas são presas em condomínio
- Segurança para eventos
- Segurança Pessoal com treinamento Krav Maga
- Dia Mundial da Água 22 de março
- Responsabilidade do condomínio por furtos ou danos...
- Responsabilidade do condomínio por furtos ou danos...
- Protesto de aluguel e de despesas de condominio
- Condomínio residencial produzirá energia eólica
- Portaria despreparada contribui para assaltos a co...
- Condominio Verde questão da sustentabilidade
- Quadrilha de assaltantes de condomínio é presa em ...
- Presa quadrilha acusada de roubar esta semana cond...
- Moradora de condomínio reclama de buraco
- Jardim Sulacap: bairro ou condomínio privativo?
- Segurança dos Condominios um assunto serio
- Segurança do Trabalho nos Condomínios
- Condominios os seguros obrigatórios da prevenção
- Estado vai se responsabilizar por conserto de tubu...
- Apartamento da 'Rainha das Quentinhas' fica sem la...
- Reunião de condomínio
- Assaltantes invadem condomínio na Zona Sul de SP
- Polícia acha dinamite com suspeitos de assalto a c...
- Presos dois ladrões de condomínio em Interlagos
- Moradores de condomínio no Jardim Romano sofrem co...
- Atraso em condomínio faz síndico descobrir pessoa ...
- Criminosos que assaltaram condomínio de luxo em SP...
- Convide o Globo Esporte SP para acompanhar os jogo...
- Corte de árvore em condomínio da Zona Sul vira cas...
- Bando assalta torneio de pôquer para levar 'jackpo...
- Silencio nos Condominios nova Lei
-
▼
março
(53)
Nenhum comentário:
Postar um comentário