O Servidor DVR se Resume em um computador com excelente capacidade de processamento e armazenamento de imagens. Processadores, Fontes e Gabinetes possuem boa refrigeração para evitar seu travamento.
Como funciona!
O Servidor DVR funciona basicamente com Sistema Operacional Windows XP Professional, uma Placa de Captura com a capacidade de canais necessários e um software de gerenciamento. Todo o cabeamento das Câmeras instaladas no local deve chegar até este Servidor DVR.
Software de Gerenciamento
O Software possui inúmeras ferramentas, como: Gravações por detecção de movimentos, Visualização dessas gravações, Acesso remoto, Distribuição das imagens através da Antena ou TV a Cabo, Edição das imagens como Brilho e Contraste, Administração de usuários, Entre outras funções.
Gravações por movimento
O sistema de Gravação por Movimento é essencial para economia do Disco Rígido do Servidor, pois gravará somente o necessário (quando houver movimentos diante da câmera). Com este recurso alguns Servidores DVR podem gravar dias ou até semanas de imagens economizando ao máximo e facilitando o encontro de algum evento que tenha sido gravado dias anteriores.
A sincronia das gravações permite encontrar eventos ocorridos com facilidade procurando por Dia e horário, podendo gravar em um CD, DVD ou Pen-driver
Acesso Remoto
O Acesso Remoto é perfeito quando se precisa visualizar as imagens ou até mesmo recuperar gravações fora do ambiente monitorado. O Servidor DVR permite este acesso através do Protocolo TCP/IP.
Todo computador conectado a internet recebe de seu provedor de Internet um número de IP Ex: "201.192.167.20", este número é o endereço virtual de cada computador conectado na internet, no caso em questão do Servidor DVR.
Com as devidas configurações realizadas pode-se utilizar este número de IP em qualquer computador conectado a internet para acessar as imagens do local monitorado, mesmo do outro lado do mundo.
CAMERA IP
Agora que sabemos um pouco mais sobre a Tecnologia TCP/IP, podemos falar sobre as Câmeras IP.
As câmeras IP são equipamentos que transmitem áudio e vídeo para um computador ou diretamente para a Internet. Com a ajuda de softwares que as acompanham, é possível veres na tela diversas imagens ao vivo e simultaneamente, ou ser avisado por e-mail caso esses "olhos-mágicos digitais" detecte algum movimento fora do normal.
A diferença básica é da Câmera IP para a Câmera convencional é que a Câmera IP já carrega o software necessário para seu funcionamento, bastando apenas a sua inserção na Rede por meio de cabo ou Wireless.
Uma vez conectada na Rede e instalada o Software de Gerenciamento, pode-se acessar esta Câmera IP na Rede interna através de qualquer computador.
As gravações também podem ser direcionadas através da Rede para um Computador ou Servidor específico facilitando a busca dessas imagens quando necessárias.
Também com as devidas liberações de portas no Roteador, também se podem acessar as imagens Remotamente.
O Software de Gerenciamento das Câmeras IP também aceitam Múltiplas Câmeras possibilitando ter um sistema completo apenas com Câmeras IP.
Este tipo de equipamento é muito útil quando a empresa já possui uma Rede de computadores sólida e pretende usá-la também para seu Sistema de Monitoramento de Imagens CFTV Digital IP.
Obs.: As Câmeras IPs Wireless têm o mesmo funcionamento, porém com limitações de distância.
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com