A Barra Funda, bairro da zona oeste de São Paulo que convive com a ausência de melhorias na infraestrutura, com engarrafamentos, enchentes e falta de áreas verdes, vai ganhar mais 30 mil moradores nos próximos cinco anos, o dobro do que possui hoje, segundo levantamento feito pela reportagem com base nos processos de obras na Prefeitura.
É como se a Barra Funda ganhasse uma população equivalente à de Socorro ou Serra Negra, mesmo sem obras viárias, construção de novas ligações de esgoto ou novos piscinões para dar suporte ao crescimento demográfico - hoje o bairro tem 15 mil habitantes.
O maior empreendimento ficará em um antigo terreno da Telefônica, considerado uma das maiores glebas vazias de São Paulo, de 250 mil metros quadrados, arrematada em 2007 por R$ 135 milhões. Faltam apenas alguns detalhes sobre o loteamento da área para o lançamento do enorme condomínio - serão 30 prédios com três mil unidades, além de um parque com aproximadamente 50 mil metros quadrados.
O plano da construtora é erguer um genuíno bairro no terreno, com centro para o comércio de conveniência, ruas e pequenas praças. Outro grande empreendimento ficará em um terreno de 63 mil m² na Avenida Marquês de São Vicente. Serão 27 torres com um total de 2.714 apartamentos, de 45 m², 70 m² e 100 m².
Defesa
A Prefeitura informou que atualmente está executando algumas obras previstas na Operação Água Branca. A administração municipal diz que as seguintes obras estão em andamento no bairro: o recapeamento e a revitalização paisagística da Rua Pedro Machado (sob o Viaduto Antártica) e da Avenida Santa Marina (entre a Avenida Carlos Vicari e a Rua Menfis), a recuperação da Praça dos Inconfidentes e o prolongamento da Rua Germaine Burchard, entre a Avenida Doutor Auto Soares de Moura Andrade e a Rua Tagipuru. A maioria das obras fica na área entre o Memorial da América Latina e a Estação Água Branca da CPTM.
A obra da Rua Germaine Burchard, por exemplo, permitirá a ligação direta da via com a Rua Turiaçu, facilitando o caminho aos motoristas que desejam ir ao Terminal da Barra Funda. Já com o alargamento da Rua Pedro Machado, a Prefeitura espera reduzir o gargalo no trânsito na saída do terminal de ônibus em direção à Avenida Antártica.
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário