Diariamente, garis alpinistas sobem a encosta do morro Pavão-Pavãozinho, na Rua Djalma Ulrich. A missão deles é limpar o lixo que moradores da comunidade jogam morro abaixo. Uma vez por semana, 15 homens da Comlurb limpam a área verde que fica embaixo da encosta e o pátio do Edifício Líbano. O condomínio, além da limpeza regular, cria gatos para caçar os ratos atraídos ao espaço pelo lixão que se formou na encosta.
Leia mais em Mais Informações
E, independentemente dos esforços, o lixão toma cada vez mais espaço da área verde. O biólogo Mário Moscatelli chama atenção para o problema há três anos.
— Considero aquele o primeiro lixão vertical do Rio de Janeiro. Jogar lixo ali é uma insanidade, mas é ainda pior por ser próximo ao mar — afirma o biólogo.
Em julho, o subprefeito Bruno Ramos e o presidente da GeoRio, Márcio Machado, estiveram no local para analisar qual solução teria mais efeito. Desde então, a GeoRio elaborou um projeto de drenagem e contenção de encostas, que depende de recursos do governo federal. As ações podem ser realizadas integral ou parcialmente, de acordo com a verba liberada.
O que mais alarmou moradores e prefeitura foi um deslizamento em dezembro do ano passado. A quantidade de lixo e lama que tomou o pátio arrastou três carros. Até hoje, a Comlurb limpa galhos de árvores e destroços.
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário