Iniciativa acontece em prédio da Zona Oeste de SP.
Advogado tira dúvidas
No Jaguaré, na Zona Oeste de São Paulo, o síndico de um condomínio com mais de 300 apartamentos promove plantões mensais para estimular os condôminos a acertarem suas contas e saírem da inadimplência. O caso foi mostrado na reportagem desta quarta-feira (25) da série “Meu Condomínio tem Solução”.
Por causa da inadimplência, obras importantes não estão sendo feitas no prédio do Jaguaré. O condomínio precisa de pinturas e o salão de festas, de mesas novas. A inadimplência é de 18%, ou seja, 60 famílias estão com o condomínio atrasado. Um rombo de R$ 110 mil. Todo mês, o síndico Fernando Zito entrega a cobrança. Se o pagamento não é feito em 24 horas, vai para protesto e quem não paga fica com o nome sujo.
Para evitar que os casos parem na Justiça, Fernando resolveu fazer o plantão de cobranças. De três em três meses, os moradores são convidados a participar de um acordo informal. Na mesa ficam um advogado, o administrador do condomínio e o síndico. A ideia é incentivar a conciliação. Em dois meses, o valor da dívida caiu R$ 50 mil.
Há dois anos entrou em vigor uma lei que permite mandar para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) o nome do morador que não paga as taxas corretamente. Desde então, 3.502 títulos foram protestados.
As brigas na Justiça por atraso de pagamento de condomínio aumentaram no mês passado. Comparando junho e julho, subiram 48%, em São Paulo. Ao se comparar com julho de 2009 percebe-se aumento de 27,1% no volume de ações. Por outro lado, houve queda de 13,04% na comparação com julho de 2008, quando 1.411 ações foram distribuídas.
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário