Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Condôminos inadimplentes ganham nova chance

Os condomínios de Curitiba que costumam ter problemas de inadimplência passarão a ter maiores chances de terem as dívidas pagas. É que uma parceria entre o Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR) e o 4.º Juizado Especial Cível de Curitiba está resultando em um novo serviço, o Juizado Informal de Condomínios (Juicond).

Depois de implantado, o serviço poderá realizar audiências de conciliação nos próprios condomínios, poucos dias depois de ser acionado. De acordo com o conciliador Azeonir Jazar, do Juizado Especial, qualquer outra questão que envolva o condomínio e os condôminos pode ser discutida de forma semelhante, desde que obedeça os requisitos para ingresso de ações naquele âmbito.
O valor envolvido, por exemplo, não pode ultrapassar 40 salários mínimos, que hoje valem R$ 20,4 mil. Jazar, que também é síndico e deve atuar como conciliador no Juicond, diz que o Juizado deve estar funcionando até o final de setembro.

O procedimento será simples: bastará que o condomínio informe ao Secovi-PR, por email ou telefone, os nomes dos devedores, detalhes do problema a ser resolvido - como o valor dos débitos - e o local em que a sessão de conciliação será feita.
Em seguida, a instituição marca, no Juicond, uma data para a audiência, e informa as partes envolvidas. No dia agendado, um representante do Secovi-PR e um conciliador vão ao local marcado e se reúnem com os condôminos envolvidos.

A estimativa é que cada audiência dure entre 10 e 20 minutos. Havendo acordo, a ata é assinada pelas partes e segue para homologação judicial. A partir daí, o documento passa a ter validade jurídica e pode ser executado judicialmente.
Isso significa que, se o que foi combinado não for cumprido, a parte que faltar com a obrigação pode ter que se resolver com a justiça. Caso, por exemplo, o problema seja de inadimplência, o síndico pode ingressar com um pedido de penhora dos bens do condômino devedor. Para Jazar, todo o procedimento deve demorar cerca de 10 dias, apenas.

Se não houver acordo, é marcada nova audiência, dessa vez de instrução - nesse caso, no lugar do conciliador, um juiz conduz o encontro, ouve as partes e profere uma decisão final.
O Juicond atenderá a um condomínio por semana e somente tratará de casos em que as cobranças não estejam em poder de empresas de cobrança terceirizadas. Os condomínios não terão nenhum custo pelo serviço.

O juiz Luciano Campos de Albuquerque, que idealizou a iniciativa, vê pelo menos três benefícios no Juizado Informal: "A paz entre vizinhos, a reintegração do devedor à vida social do grupo e a desobstrução da justiça, que receberá menos ações movidas por estes motivos", afirmou.


Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei