Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

25% dos paulistanos atrasa a taxa de condomínio, segundo pesquisa



Quase 20% dos paulistanos não pagam a taxa de condomínio em dia. Esse é o resultado de uma pesquisa feita com 1.100 prédios gerenciados pela administradora Lello na capital paulista entre janeiro e setembro deste ano. Dos 656,1 mil boletos emitidos pela empresa no período, 80,01% foram pagos na data correta.
 
O levantamento mostrou ainda que 10,54% dos devedores acertam o débito dentro de 30 dias após o vencimento do documento. Os condôminos que pagam a taxa com atraso entre 31 e 60 dias somaram 5,38% do total. Os que permaneceram sem pagar após esse prazo – considerados inadimplentes – foram 4,08%. 
 
De acordo com o presidente do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo), José Augusto Viana Neto, a impunidade beneficia os condôminos.
 
- As penalidades são muito brandas e a legislação não é usada de imediato contra o inadimplente. Normalmente, os condôminos são conhecidos e os síndicos evitam um confronto, o que pode gerar um acúmulo de parcelas. 

Segundo Viana, os síndicos já preveem antecipadamente um determinado índice de inadimplência para o condomínio, que é compensado, na prática, por quem paga em dia. Ele estima que se todos pagassem corretamente, a taxa de condomínio poderia ser até 30% menor.
 
Os dados da AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo) são semelhantes aos da administradora. Uma pesquisa com 1.500 condomínios, de diversas classes sociais da capital e da Grande São Paulo, mostrou por meio do Ipemic (Índice Periódico de Mora e Inadimplência Condominial) que a falta de pagamento está em queda.
 
O índice de mora de setembro, que ilustra o não-pagamento até o 30º dia após o vencimento, foi de 7,60%. Em relação ao mesmo mês de 2008, houve queda de 34,37%. Já a inadimplência foi de 3,02% em setembro, uma redução de 20,73% em relação ao índice do mesmo mês do ano passado.
 
De acordo com o diretor jurídico do órgão, José Roberto Graiche Júnior, a redução da inadimplência se deve à melhora do cenário econômico e ao aprimoramento do setor.
 
- Quando vence um boleto, o departamento de cobrança das empresas já envia um boleto eletrônico com a multa e os juros calculados e começa a ligar. As administradoras estão mais atuantes, o que representa um aprimoramento do setor.

Fonte: R7 (www.r7.com)


Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei