Leone Serviços

Leone Serviços
Portaria Limpeza Zeladoria Motorista

Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Carregando...

Google+ Followers

Leia mais Noticias deste Site

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Vazamentos no apartamento: responsabilidade é do morador ou do prédio?





Problemas com encanamentos, normalmente, estão entre as principais reclamações e divergências em condomínios. Devido à falta de informação, muitos moradores não sabem como resolver as questões referentes a vazamentos e infiltrações e acabam agravando a situação e aumentando os prejuízos.
"Um dos maiores equívocos no que se refere a vazamentos é pensar que a responsabilidade é sempre do condomínio. Na verdade, em grande parte das vezes, o problema é do morador. Para saber a quem cabe solucionar a questão, existe uma regra básica: se o vazamento tiver origem em canos na vertical, ou seja, nas colunas ou nas áreas comuns, a responsabilidade é do edifício. Se o problema estiver nos canos horizontais, chamados de ramais, deve ser resolvido pelo morador do apartamento relacionado", explica Roberto Iampolsky, diretor da Paris Condomínios.
Obras
Segundo Roberto, se for constatado que o problema deve ser resolvido pelo prédio, ao contrário do que muitos fazem, a questão deve ser tratada com calma. "Nestes casos, é comum que haja pressa e que se contrate o primeiro prestador de serviços que aparece pela frente. O ideal é que as contratações de obras sejam criteriosas. O síndico, em conjunto com a administradora, deve providenciar no mínimo três orçamentos para efetuar os reparos necessários. Somente depois desta concorrência, a obra poderá ser contratada pelo síndico de condomínio, visando evitar atritos entre condôminos e prejuízos, como o aumento de consumo de água", afirma.
Despesas
Ainda no caso de responsabilidade do condomínio, as despesas devem ser rateadas conforme a fração ideal de cada um dos condôminos, obrigatoriamente, por força do art. 1.336 do novo Código Civil. Ou seja, em um edifício com vários tamanhos de apartamentos, a cobrança será proporcional à metragem de cada unidade. "Normalmente, os vazamentos de grandes proporções em áreas comuns são responsabilidade dos proprietários dos imóveis e não de inquilinos", esclarece Roberto Iampolsky.
De acordo com o especialista, o fundo de reserva deve ser utilizado nestas horas. "Sua finalidade é atender a despesas imprevisíveis e inadiáveis, ou seja, é uma garantia para casos emergenciais. Um equivoco frequente é achar que uma vez não utilizado o fundo de reserva pode ser distribuído aos condôminos", finaliza. 



Emidio Campos
Instrutor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
E mail - segurancaprivadasp@gmail.com

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei