Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

sábado, 16 de julho de 2011

Hidrante do condomínio que pegou fogo estava com o registro fechado

foto

Condomínio pega fogo e hidrante estava fechado

A informação foi dada ontem pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias





O incêndio ocorrido por volta das 18h30min de quinta-feira (14) no cômodo de um dos apartamentos do 17º andar do edifício Solar do Lago - uma das quatro torres do residencial Jardins do Jatobá, na Avenida Afonso Pena - teria sido controlado com maior rapidez se o sistema de combate a incêndios do prédio estivesse operando de forma regular. A informação foi dada ontem pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias. Segundo ele, o registro do reservatório que abastece os hidrantes e mangueiras de incêndio estava fechado, o que é irregular. O descuido provocou atraso de ao menos três minutos no trabalho dos militares - tempo "considerável", segundo o coronel Ociel. "Nunca sabemos em quanto tempo as chamas podem se alastrar", disse.
"Quando nossas equipes chegaram no local foram acopladas as mangueiras nos hidrantes, mas não saiu água porque o registro estava fechado. Isso não pode acontecer porque em situações críticas, os danos poderiam ser muito maiores", diz o coronel Ociel. Ele afirma que todas as construções de grande porte são obrigadas a manter uma "caixa d’água" específica para o sistema de combate a incêndios e seu registro não pode ser mantido fechado em nenhuma hipótese. Por conta dessa situação, a administração do residencial Jardins do Jatobá irá receber uma notificação.
O capitão Fábio Assis, que comandou a operação no local, confirmou que o registro estava fechado e que o atraso prejudicou o trabalho. "Ao ver que não saiu água do hidrante fui até a casa de máquinas, no 25º andar; acionei as bombas, mas não havia água. Vi que o registro estava fechado. Eu o abri e a água foi liberada", diz o capitão. Ele teve de subir oito andares de escada para conseguir liberar a água e apagar as chamas. "Na hora que acoplei a mangueira no hidrante a água tinha que estar liberada", destacou.
 Economia
O coronel Elias explica que muitas vezes as administrações dos condomínios fecham esses dispositivos para economizar ou evitar que moradores utilizem a água do reservatório. "É obrigatório que os registros estejam abertos. Em situações de incêndio o combate deve ser imediato", afirma.
O comandante do Corpo de Bombeiros destacou, no entanto, que essa falha não deverá acarretar multa ao condomínio. "Será emitida uma notificação. Como eles estavam com todos os equipamentos de segurança em dia e não havíamos detectado problemas anteriores no local, não cabe multa nesse caso", sustentou.
Em princípio, o incêndio teria sido provocado por um curto-circuito no aparelho de ar condicionado de um dos apartamentos do 17º andar. Essa hipótese ainda é cogitada pela perícia da Polícia Civil, que esteve no local no momento do incidente e também na manhã de ontem para avaliar os danos. O resultado da perícia deverá ser concluído em até dez dias. Os moradores do local atingido preferiram não conversar com a imprensa.


Foto: GERSON WALBER/CORREIO DO ESTADO Incêndio ocorreu na quinta-feira em uma das torres do
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com

Um comentário:

Yamandú disse...

Mesmo problema do famoso incêndio do Edifício Joelma, sobrecarga das instalações elétricas e hidrante fechado.A historia se repete. Contratem profissionais competentes, síndicos, eletricistas, encanadores, arquitetos, etc., lembremos da nossa responsabilidade na hora de contratar já que depois não adianta, todos os responsáveis respondem pelos crimes cometidos (os eletricistas e o responsável do Joelma foram condenados e presos).

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei