A partir da próxima segunda-feira (18), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em parceria com a ASA, assume a coleta de óleo de cozinha em prédios e condomínios da Região Metropolitana do Recife (RMR). O material é uma das principais causas de entupimentos de esgotamento sanitários nessa região, o que eleva os custos de manutenção dos sistemas operados pela empresa.
"Queremos deixar claro que jogar gordura no ralo provoca obstruções nas tubulações dos edifícios e nas redes coletoras de esgoto, gerando prejuízos para todos, principalmente para o meio ambiente", explica a gerente de Relacionamento com o cliente da Compesa, Fabiana Nascimento. Há cerca de seis meses, a coleta de óleo era feita de forma espontânea por interessados no direcionamento correto do material, que era entregue em garrafas PET a uma das lojas de atendimento da Compesa, chegando a 207.690 litros coletados neste período.
Com a parceria entre as empresas, o condomínio que quiser participar da iniciativa ambiental deverá levar, através do seu representante legal, a conta de água do prédio em questão a uma das lojas de atendimento. "A ASA irá instalar gratuitamente os coletores, que depois serão recolhidos pela empresa tambémn a custo zero", afirma a gerente.
A adesão ao serviço também será gratuita, mas o programa é destinado apenas às edificações que tiverem, no mínimo, 20 apartamentos. Após coletado, o óleo se tranformará em matéria-prima para a produção de sabão.
Lojas de atendimento da Compesa:
Aurora, Boa Viagem, Dois Irmãos, Encruzilhada, Expresso Cidadão Cordeiro, Expresso Cidadão Peixinhos, Largo da Paz, Paulista, Prazeres e Porto de Galinhas.
Teleatendimento da Compesa:
0800 081 0195
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário