Leone Serviços

Leone Serviços
Portaria Limpeza Zeladoria Motorista

Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Google+ Followers

Leia mais Noticias deste Site

domingo, 17 de junho de 2012

Arrastão em condomínios coloca em "xeque" a questão da segurança





Condomínios de alto padrão, com diversos itens de lazer, estética impecável e recheados de moradores com ótimo poder aquisitivo. Os bons ventos do pré-sal estimularam a indústria da construção civil na Baixada Santista, mas trouxeram de carona sopros de insegurança. Os castelos residenciais que emolduram o sonho das famílias de classe média alta também já saltaram aos olhos dos bandidos, que vêm nesses locais oportunidades de assaltos com reais chances de sucesso.

Na madrugada de sexta-feira, foi a vez de um edifício de luxo, situado de frente para o mar, em Praia Grande, sofrer um arrastão.

Os bandidos pularam o muro e dominaram o porteiro, que estava na guarita. O funcionário ficou algemado e o acesso livre a dez apartamentos foi imediato.  De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas Administradoras de Bens e Condomínios de Santos e Região (Seabens), Horacio Prol Medeiros, os criminosos mudam de modalidade e se adaptam facilmente ao que rende mais chances de êxito e menor risco. Cabe aos edifícios e aos condôminos adotarem as medidas para dificultar as investidas. 

“Por conta dos obstáculos impostos nas agências bancárias e do reforço dos caixas eletrônicos, os arrastões em condomínios e em restaurantes são a bola da vez”. 

Para o presidente do Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista (Sicon), Rubens José Moscatelli, a maior oferta de prédios de luxo na região é um chamariz para os assaltos do tipo arrastão. “A preocupação ainda é muito maior em garantir beleza e conforto em detrimento da segurança”.

Investimentos com equipamentos de segurança, como câmeras de monitoramento, alarmes e guaritas blindadas, não devem ser economizados. Mas eles só funcionam bem se medidas simples por parte de síndicos e moradores forem adotadas.

Capitão da Polícia Militar e autor do livro Manual de Segurança em Condomínio, Elias de Godoy ressalta que em 90% das ocorrências de roubos, os ladrões entram pela porta da frente. “Alguém abriu o portão para eles”.

Para o consultor, os equipamentos de segurança devem ser acompanhados por funcionários capacitados para reconhecer um possível assalto.  

A base de um condomínio seguro é um tripé que envolve barreiras físicas e tecnológicas, investimento em treinamento de funcionários e conscientização dos moradores.

“Um caso que ilustra bem é de um arrastão recente na Capital. O edifício tinha até guarita blindada; porém, o ar condicionado estava quebrado e o porteiro deixou a porta aberta. Acabou sendo rendido pelo assaltante”. Segundo Godoy, muitos deslizes cometidos também pelos próprios condôminos colaboram para deixar o edifício em situação vulnerável.
Um erro bem comum ocorre quando os moradores ingressam de carro pela garagem. É preciso acionar o fechamento do portão automático imediatamente após a entrada. 

Quando o portão é acionado pelo porteiro, é recomendável que o morador acenda a luz interna do veículo ou abaixe o vidro ao chegar, para facilitar o reconhecimento do motorista pelo vigia.



Emidio Campos 
Instrutor de Segurança 
http://segurancadecondominio.blogspot.com 
E mail - segurancaprivadasp@gmail.com

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei