O síndico tem o mesmo papel que o prefeito em um condomínio. A declaração é do advogado Marcio Rachkorsky, especialista em condomínios que estará em Ribeirão Preto no sábado (30) em um evento que espera por 300 representantes da área.
"Ele responde por todos os assuntos e se responsabiliza legalmente por eles. Ele deve ser o pacificador e o mediador nos conflitos que ocorrem entre os vizinhos", diz o advogado.
Rachkorsky afirma que administrar um condomínio virou uma atividade complexa, porque hoje estes locais viraram praticamente clubes com áreas de lazer, academia de ginástica e até estabelecimentos comerciais. "Uma das maiores preocupações do síndico é a responsabilidade legal, porque ele precisa fazer uma prestação financeira transparente, porque nestes locais circulam muito dinheiro."
O especialista salienta que uma boa administração depende da atuação eficiente do síndico. "Ele tem que se cercar de bons profissionais. Ele precisa ter um bom zelador para cuidar do dia a dia do condomínio e contratar bons prestadores de serviços."
O especialista também alerta os moradores a participarem das reuniões que acontecem nos condomínios. "É preciso fiscalizar, porque se o síndico for irresponsável a conta que ele deixou sobra sempre para os proprietários".
No entanto, ele salienta que o síndico pode responder com o próprio patrimônio por uma administração fraudulenta.
Marcio Rachkorsky estará no Centro de Convenções entre 9 e 14 horas em mais uma etapa do circuito Pró-Síndico. Em pauta: assuntos jurídicos, cobrança, sustentabilidade, administração e convivência, entre outros assuntos.
Trabalho complicado
A cabeleireira Jane Célia Marega mora em um condomínio de apartamentos há 10 anos e diz que o trabalho do síndico não é fácil. "Eu acho que os síndicos não conseguem dar conta porque é difícil agradar todo mundo. Se agrada ao dono do segundo andar, desagrada o do primeiro. É complicado para uma pessoa apenas dar conta de tudo", diz a moradora, que reclama da falta de privacidade em condomínios.
Ela acredita que a vida em condomínios pode melhorar a partir do momento que os moradores se conscientizarem e respeitarem o direito um dos outros. "As pessoas precisam ser mais educadas".
Jane não participa mais das reuniões do condomínio. Ela diz que nestes encontros as pessoas procuram resolver apenas os seus problemas e não do condomínio.
Emidio Campos
Instrutor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
E mail - segurancaprivadasp@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário