O Itaú Unibanco está retirando as portas giratórias com detectores de metais de suas agências bancárias em todo o país. O equipamento será mantido apenas em locais onde houver lei municipal ou estadual obrigando a manutenção ou onde a equipe de segurança do banco julgar necessário.
Problemas com a porta do banco |
Por meio de nota, o banco afirmou que a retirada do equipamento faz parte de um processo que começou após a fusão entre as duas instituições, concluída em 2010.
"A migração das agências Unibanco para o modelo Itaú contemplou também uma mudança de layout, que buscava mais proximidade e transparência no atendimento ao cliente. Além da ausência da porta giratória, os clientes perceberam mudanças na distribuição de senhas, mobiliário e espaços de atendimento."
De acordo com a instituição, mesmo sem as portas giratórias, que foram substituídas por outros mecanismos, as novas unidades mantiveram o nível de segurança oferecido anteriormente.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ainda não se pronunciou sobre a mudança adotada pela instituição.
Não podemos afirmar ainda os motivos reais da retirada das portas, mas com certeza o risco de assalto aumentou, pois uma barreira contra os meliantes foi interrompida, resta agora saber se o Itaú investirá em outra solução de segurança a seus usuários.
Como perito em segurança bancária, e também fui um dos responsáveis pelas adaptações dos vigilantes na colocação destas portas, afirmo que o nível da época em pequenos assaltos e furtos diminuiu, pois a porta giratória nunca fui barreira em grandes assaltos as agências bancárias, mas tratando-se dos assaltos a usuários este sim é preocupante.
Emidio Campos Gestor de Segurança
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
E mail - segurancaprivadasp@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário