A divisão imobiliária do Grupo Pão de Açúcar quer aproveitar a área de livre de hipermercados e supermercados da rede para a construção de condomínios residenciais. De acordo com Caio Mattar, CEO do GPA Malls & Properties, o grupo possui mais de 1 milhão de metros quadrados com potencial de aproveitamento imobiliário.
Segundo Mattar, existem terrenos de 40 a 60 mil metros quadrados construídos no passado em áreas que hoje estão muito valorizadas. Em São Paulo, por exemplo, a legislação permite que esses terrenos abriguem até quatro vezes mais de área construída. Atualmente, há 25 projetos do tipo em andamento.
O projeto piloto foi feito com o Extra Jaguaré, em São Paulo, construído em 2002 em uma área como essa, de 60 mil m². Com o empreendimento, a região cresceu, o sistema viário mudou e o GPA Malls & Properties viu uma oportunidade de aproveitar 20 mil m² livres. Uma construtora fez um empreendimento com seis torres residenciais onde hoje moram 380 famílias. Além da comodidade aos moradores, que têm serviços no “quintal” de casa”, há um fluxo garantido no hipermercado. As vendas dobraram com a inauguração do empreendimento.
A divisão Malls & Properties era responsável por administrar o ativo imobiliário de 550 lojas do grupo, além das 4 mil lojinhas que formam o complexo dos supermercados e garantem uma receita anual de R$ 100 milhões anuais. Agora, a ideia é explorar a área livre existente e comprar terrenos com tamanho maior.
“Eu implanto a loja, a loja muda a região, começa a surgir coisa em volta e a gente espera o tempo adequado de valorização que é de quatro a seis anos”, explica Mattar. “Depois, chamamos um parceiro que conhece a região, eles investem no empreendimento imobiliário e nós pegamos o dinheiro da receita e construímos mais lojas”, continua. A meta, diz Mattar, é não concorrer com as construtoras. “Nosso negocio é construir supermercado”, diz.
Lançamento
Na última quinta-feira (06/10), o GPA anunciou uma parceria com a Cyrela para anunciar o Thera Faria Lima Pinheiros, um empreendimento com valor geral de vendas de quase meio bilhão de reais que é o maior lançamento da construtora em 2011, em São Paulo. Além de duas torres de condomínios com 972 apartamentos que devem ser entregues por volta de 2014, o empreendimento contará com uma futura loja do grupo varejista no piso térreo.
A ideia é que, além do supermercado, o condomínio conte com diversos outros serviços em sua área comercial, como lanchonete, chaveiro ou cabeleireiro. Diferentemente da ideia original da Malls & Properties, esse caso especificamente terá a inauguração da loja e do condomínio no mesmo período.
Emidio Campos
Gestor de Segurança
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