Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Protesto dos comerciários em frente ao Shopping Center Norte



center norte (Foto: Letícia Macedo/G1)
Comerciários protestaram em frente ao Center Norte na manhã desta quarta-feira (Foto: Letícia Macedo/G1)





O Center Norte entrou na lista de Áreas Contaminadas Críticas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) por causa da existência do gás metano acima do permitido no terreno. Técnicos da Cetesb estiveram no shopping na tarde desta quarta-feira e constataram o “o término da instalação do sistema emergencial”. O órgão ambiental fez medições e disse que avaliará a eficiência do sistema. Os técnicos deixaram o shopping sem falar com os jornalistas.


A Cetesb informou na noite desta quarta-feira (5) que o Shopping Center Norte atendeu parte das exigências com a instalação de um sistema emergencial de extração de gás metano, constituído por dez drenos verticais. Porém, está mantida a multa diária de R$ 17.450. O shopping está fechado porque a Justiça cassou a liminar que mantinha o centro comercial em atividade.
Em nota, a companhia descreve o que falta para o atendimento integral das exigências. “O Center Norte terá que complementar as investigações e adotar medidas adicionais de remediação nas suas dependências e nas áreas do Lar Center e supermercado Carrefour”, informou o órgão. O parecer sobre as providências tomadas será encaminhado ao Ministério Público Estadual, às Defesas Civis Municipal e Estadual, ao Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru), à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo e ao Centro de Vigilância Sanitária.
Está marcada para as 17h desta quinta-feira (6) uma inspeção conjunta no shopping feita pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas.
O shopping disse, em nota, que, no total, há 11 drenos em funcionamento. "O Shopping está cumprindo todas as outras exigências do TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] e da Cetesb, como o monitoramento diário de toda a área do empreendimento. Deste modo, está garantida a segurança dos frequentadores, lojistas e funcionários. O Shopping Center Norte espera que, com o cumprimento de todas as determinações dos órgãos públicos, volte a funcionar o mais breve possível."
Instalação
O superintendente do Center Norte, Ricardo Afonso, disse que foi feita uma força-tarefa nesta madrugada e os drenos já iniciaram a retirada do gás. O superintende participou nesta manhã da reunião da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal e considerou o prejuízo do shopping "incalculável".
O Center Norte amanheceu fechado nesta quarta atendendo à determinação da Justiça que cassou nesta terça-feira (4) a liminar que mantinha o centro comercial em atividade. Alguns comerciários que não sabiam da decisão judicial ainda foram ao shopping. Os seguranças, entretanto, não permitiram a entrada de funcionários e lojistas.
O Sindicato dos Comerciários de São Paulo organizou uma manifestação com bandeiras e um carro de som em frente a uma das entradas. O fechamento foi determinado pela administração municipal, que alega risco de explosão devido ao vazamento de gás metano do solo do terreno.
Em nota, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente informou que uma equipe técnica da Prefeitura se reuniu com a administração do shopping. No encontro, foi definido quais as entradas que poderiam ser usadas para retirada de produtos e mercadorias perecíveis e, também, para garantir o acesso dos funcionários e equipamentos necessários para a realização das obras necessárias para o atendimento às exigências da Cetesb. As demais entradas foram lacradas.
"A interdição é uma atitude preventiva e de precaução da Prefeitura de São Paulo, para que o Shopping Center Norte adote as exigências feitas pela Cetesb com total segurança para a vida dos trabalhadores e frequentadores do local. Assim que a implantação das medidas técnicas exigidas forem concluídas e aprovadas pela Cetesb, as atividades desse importante centro comercial de São Paulo e do Brasil serão restabelecidas. A medida é válida por tempo indeterminado, até que o estabelecimento comprove que as exigências da Cetesb estão sendo implementadas e que não há mais risco para a população", disse a nota da secretaria.
lacre center norte (Foto: Letícia Macedo/G1)Algumas entradas do shopping amanheceram
lacradas (Foto: Letícia Macedo/G1)
Sem trabalhoAs opiniões dos comerciários a respeito da suspensão das atividades estão divididas. Quem não ficou sabendo da decisão de fechar o shopping foi até o Center Norte nesta manhã. A operadora de caixa Bruna Rodrigues, de 23 anos, ficou sabendo da medida quando já estava a caminho do trabalho. “Acho que não precisava fechar, dava para fazer as obras e a reforma ao mesmo tempo. Agora a gente deve ser transferida para mais longe”, afirmou.
Já sua colega de trabalho, a atendente Camila Neves de Sousa, de 22 anos, se mostrou favorável ao fechamento. “Fiquei com muito medo de ter uma explosão. É melhor prejudicar o emprego do que prejudicar a nossa vida”, declarou. Ela disse também não se importar com uma eventual transferência. “Se for para manter a segurança da gente, eu estou de acordo.”
A auxiliar de cozinha Juliana Galdino, de 24 anos, disse estar preocupada com o futuro do seu emprego, mas apoiou a suspensão das atividades. “Não cheguei a ficar com medo de trabalhar, mas dá uma preocupação. É preciso tomar uma providência para a gente trabalhar com tranquilidade.”

Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
E mail - segurancaprivadasp@gmail.com

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei