Prefeito Vitor Lippi. A prefeitura vai doar o terreno e a CDHU construirá o conjunto. Vamos agilizar o processo para começar a obra no início de 2011, disse o secretário Krähenbühl. Criado pelo Governo do Estado para garantir moradia digna e assistência social à população idosa de baixa renda, esses residenciais têm no máximo 24 casas e são projetados segundo conceito do Desenho Universal, que permite facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.A doação de um terreno para a construção de um condomínio do programa estadual Vila Dignidade - residencial exclusivo para idosos de baixa renda - e a abertura de licitação para mais 279 moradias para Sorocaba foram anunciadas ontem durante a entrega de 272 apartamentos para famílias que moram em áreas de risco do município. Participaram da solenidade do Conjunto Habitacional Vereador Bellini, denominado Sorocaba R, localizado na zona oeste (entre os bairros Jardim Tulipas, Júlio de Mesquita Filho e Piazza di Roma); o governador Alberto Goldman (PSDB), o secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, e o prefeito Vitor Lippi (PSDB).
As casas possuem itens de segurança e acessibilidade e têm um dormitório, sala conjugada à cozinha, banheiro, área de serviço, aquecedor solar e uma pequena área externa nos fundos.
De acordo com informações da assessoria da CDHU, os beneficiados serão indicados pelo Conselho Municipal de Idosos. Para participar é preciso ter 60 anos ou mais, ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos, ser independente para a realização das tarefas diárias, ter renda mensal de até dois salários mínimos e morar pelo menos há dois anos no município.
Sobre as 279 novas moradias, ainda não há um prazo definido para a a abertura da licitação.
Sorocaba R
A entrega de ontem do ‘Sorocaba R priorizou os moradores das áreas com risco de inundações e desmoronamentos. Área de risco, o próprio nome já diz, é de risco, é área que não pode ser habitada, afirmou o governador Goldman. A mudança dessas famílias ao novo endereço começa na próxima semana, operação coordenada pela Prefeitura e mobilizará cerca de cem trabalhadores, durante duas semanas.
Os dezessete prédios foram construídos em terreno doado pela prefeitura e a obra toda contou com investimento de R$ 13,5 milhões da CDHU. Os apartamentos de 44,89 m2 possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Krähenbühl destacou que além das quadras e área de lazer, o condomínio conta com medidores individualizados de água e gás.
A auxiliar de limpeza Sara Alves de Souza, de 32 anos, morava com a filha de seis anos no Jardim Ipiranga e é vítima das enchentes que assolam o bairro. Até esgoto volta na casa, contou. Com o apartamento novo, afirmou que a situação será diferente. A operadora de supermercado Gislaine Mendes dos Santos, de 28 anos, mora num barraco no Jardim Abatiá, que está prestes a cair. Se não fizer a mudança logo, vai desabar tudo com a chuva, afirmou. Ela está contente por se mudar com a filha de cinco anos e um irmão de 27 para o Sorocaba R, mas não escondeu a preocupação com a infra-estrutura do bairro. Tomara que tenha escola e centro de saúde perto.
Ambas afirmaram que se preocupam com a situação das antigas casas que serão desocupadas. O prefeito falou que vai demolir tudo, mas precisa fazer rápido, antes que invadam, daí não adianta nada tudo isso, afirmou Gislaine. No discurso, o governador fez a mesma afirmação. É muito importante que a prefeitura saiba de uma coisa: na hora de retirar as famílias da área de risco, tem que demolir e não deixar que outras famílias, que não tem para onde ir, vão para lá, ressaltou. E ainda destacou o perigo de construir moradias em áreas de risco.
Questionado sobre a autorização de loteamento de algumas áreas de risco pela Prefeitura, o governador afirmou ser um erro que deve ser corrigido. O prazo para as famílias quitarem o financiamento dos apartamentos é de 25 anos. As prestações serão subsidiadas pelo Estado e são calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários mínimos vai desembolsar 15% dos rendimentos. O valor da menor prestação é de R$ 76,50.
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário