
Problemas como a falta de pagamento do condomínio e a fraca participação dos moradores nas decisões do prédio afetam a relação entre vizinhos, conclui a DECO no dia em que se assinala o Dia Mundial dos Vizinhos.
“A falta de pagamento das quotas, com efeitos diretos no fundo comum de reserva, a participação reduzida de alguns moradores nas decisões e o comportamento de outros afetam a relação entre vizinhos”, revela um estudo da Associação para a Defesa do Consumidor (DECO).
No estudo “condomínio - queixas, conflitos e soluções”, publicado em Fevereiro, a DECO conclui que num inquérito feito a 2327 portugueses, um terço admite já ter tido problemas com os vizinhos quando falha o pagamento do condomínio para assegurar as despesas de luz, limpeza e pequenas obras.
“Para mais de 60 por cento os calotes foram a principal causa do conflito no condomínio nos últimos cinco anos”, revela a DECO.
O estudo adianta também que 48 por cento confessa mesmo já ter tido problemas graves e conflitos causados pela falta de autonomia no condomínio na tomada de decisões importantes.
Reclamações nos condomínios
Reuniões (29 por cento), também o barulho no prédio (17 por cento) é apontado como outro dos principais problemas que afetam as relações entre vizinhos.
Segundo o estudo, 71 por cento dos inquiridos admite mesmo já ter tido um conflito com a vizinhança nos últimos cinco anos.
A insatisfação estende-se também às empresas que administram os condomínios (30 por cento) no caso de prédios de maiores dimensões, cujos residentes apontam críticas aos administradores, entre as quais desonestidade quando tomam decisões importantes sem ouvir os condóminos ou suspeitas de desvio de dinheiro.
O estudo, realizado também na Bélgica, Espanha e Itália, conclui que os portugueses são os mais insatisfeitos com o condomínio.
De acordo com a DECO, problemas como o ruído, a posse de animais ou a existência de obras nos apartamentos levam os vizinhos a apresentar reclamações contra quem mora paredes meias.
Desde Janeiro até Abril, a Associação de Defesa do Consumidor recebeu 4611 reclamações e em 2009 22.760.
Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário