Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

sábado, 22 de maio de 2010

Vandalismo em condomínios tira o sono de moradores


Brincadeira ou maldade, o problema atormenta todos em edifícios.
SPTV apresenta série de reportagens 'Meu Condomínio tem Solução'.

Sorria, você está sendo filmado! A presença de uma câmera te inibe? Você acaba se contendo, fica meio intimidado? Não é o que acontece com alguns moradores num condomínio do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo.
Imagens flagram um menino que arranca um papel do quadro de avisos e, não satisfeito, ainda aciona o extintor de incêndio sem necessidade; outro jovem risca o elevador. As placas dos números em braile sumiram. O vídeo mostra crianças usando elevador para brincadeiras: uma se segura na barra de apoio, enquanto a outra tenta forçar o amigo a sair, e a porta se fecha algumas vezes. Há flagrante ainda de jovens jogando futebol na parte interna do prédio.
“Isso acontece muito, vandalismo e, às vezes, molecagem mesmo. O pimeiro passo é identificar quem é o vândalo, qual criança está fazendo isso e advertir o pai, multar o pai e mexer no bolso. Pegar o prejuízo e mandar a conta pro apartamento, pro pai pagar”, diz Márcio Rachkorsky, advogado especialista em condomínios. Os prejuízos podem ser altos, como no caso em que o carro ganhou uma estrela no capô.
A partir desta segunda-feira (24), o advogado especialista em condomínios irá responder a perguntas deixadas pelos internautas no box de comentários. Participe e tire suas dúvidas com Márcio Rachkorsky.
Flagrante pelo curcuito interno
Vandalismo ou molecagem? Os dois são muito comuns em condomínios grandes, onde tem muitas crianças e jovens.
Com as câmeras instaladas pela síndica do condomínio do Tatuapé, ficou mais fácil saber quem não está se comportando, mas, e quando não é possível identificar o autor da infração? Foi o caso do furto das mangueiras de incêndio do prédio, levada quatro vezes. Ao todo, já foram gastos R$ 8 mil para a reposição.
“Além do prejuízo no bolso, existe a fragilização completa da segurança porque, se pegar fogo no prédio, não tem equipamento básico, que é a mangueira. Quando as mangueiras são roubadas ou qualquer outra coisa dentro de um condomínio é roubado, a solução é investir em câmeras, fazer um circuito fechado de TV. Aí sim o engraçadinho vai parar de agir”, explica o advogado.
Xixi  na escadaE o vandalismo não para nos furtos. Tem morador que faz xixi na escada... “A escada virou o banheiro. Daí tem que parar alguém para limpar a sujeira do fulano. E como a gente nunca sabe quem é, fica por isso mesmo. A gente coloca recadinho no elevador, mas isso não resolve”, conta a síndica, Elisângela Neife.
Sílvia Gorgulho síndica de um condomínio de 10 torres e 4 mil moradores no Jardim Peri, Zona Norte, conta que a câmera flagrou um morador. “Nós temos um cesto entre os elevadores, ele [morador] foi pego de surpresa pela câmera fazendo xixi ali! Só que ele pensou que nós não fossemos descobrir e pela câmera nós pegamos e eu o chamei e conversei. Ele pediu desculpa e pagou uma multinha pra nós de R$ 100.”
Pulso firme
Administrar um condomínio com pulso firme, com advertências e multas, pode resolver muitos problemas, mas, ao que parece, ninguém gosta de receber ordens e seguir regras. Uma sequência de imagens das câmeras de um conglomerado de prédios, na região da Guarapiranga, Zona Sul, mostra os vândalos em ação: um homem arranca o papel do quadro de avisos. Um outro, também. Ele até tenta colocar de volta, mas não consegue e fica por isso mesmo. O pior é um rapaz que arranca e ainda rasga o comunicado.
Entre os absurdos, há um carro foi riscado de ponta a ponta no estacionamento, à noite. O condomínio até tem seguranças que fazem a ronda, mas ninguém viu nada.
“Não é vandalismo por puro vandalismo. É que a minha esposa é síndica e as pessoas devem vingar de alguma punição que deve ter havido aí com eles. Seria muito mais fácil chegar pra gente e dizer qual a insatisfação deles por que se alguém foi punido, é por que fez algo errado. Na realidade, tão cometendo um outro crime”, reclama David de Carvalho, dono do carro riscado.


Emidio Campos
Gestor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei