
A função do porteiro e a segurança dos condomínios
Hoje somente muito treinamento e reciclagens periódicas mudaram o panorama atual.
“Os assaltantes só terão bom êxito se passarem pela portaria”
Como evitar assaltos a condomínios de prédios? As medidas procuradas são muitas, entre elas, câmeras de segurança, alarmes, monitoramento 24 horas, mas, nada disto funciona se o profissional que ocupa a portaria dos condomínios não estiver bem preparado.
Um erro muito comum é a maioria das pessoas confundirem porteiro com segurança. "Esses profissionais de portaria não são seguranças, mas, precisam ter a sensibilidade necessária para zelar pela segurança. Por isso, são rigorosamente selecionados e após a contratação passam por treinamentos específicos onde estudam todas as possibilidades de abordagem suspeita e participam de simulações de ações necessárias em caso de perigo. Os porteiros precisam saber o que pode ser suspeito ou não e como proceder em prol da segurança do condomínio e seus moradores. Para contratarem profissionais de portaria bem treinados e experientes, muitos condomínios estão recorrendo a empresas terceirizadas e especializadas no assunto.". Terceirização.
A segurança de um condomínio depende não apenas da boa atuação do profissional da portaria. "Há 3 pilares fundamentais, que são: o porteiro, o equipamento e o morador. Se há uma conscientização, todo o risco de assalto e invasões diminui. Por isso, todo condomínio tem regras de controle de acesso e segurança, que devem ser conhecidas de todos, principalmente dos moradores. O porteiro é peça fundamental na hora de orientar os moradores e ajudá-los a manter a segurança do local. O porteiro precisa ter uma leitura aprimorada e ter todos os acontecimentos da portaria sob controle",
Emidio Campos
Consultor de Segurança
http://segurancadecondominio.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário