
No sábado, as rajadas chegaram a 138 km/h em Celso Ramos e a 102,6 km/h em Urubici. Segundo a Defesa Civil, não está descartada a possibilidade de terem ocorrido tornados nas cidades de Araranguá e Sombrio, mas especialistas precisam vistoriar o local para confirmar o fenômeno.
Agência Estado
Chuva de granizo atingiu Santa Catarina
No início deste mês, o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) confirmou a ocorrência de tornados em Guaraciaba, Salto Veloso e Santa Cecília.
Estragos
Por causa das ventanias e fortes chuvas do fim de semana, as cidades de Antônio Carlos, Chapecó, Biguaçu, Dona Emma e Governador Celso Ramos estão em situação de emergência, segundo informações da Defesa Civil estadual. O órgão estima que durante esta segunda-feira o número de cidades nesta situação aumente, assim como os municípios atingidos pelos temporais.
Os prejuízos causados por vendaval e granizo foram registrados em 29 municípios das regiões oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e sul.
Em todo Estado, os dados oficiais, conforme relatórios das prefeituras, são de 4.490 edificações danificadas. Há 1132 pessoas desalojadas e 2.746 desabrigadas, além de 39.720 pessoas afetadas.
Os municípios afetados são: Abon Batista, Angelina, Antônio Carlos, Araranguá, Aurora, Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Piçarras, Biguaçú, Calmon, Chapecó, Concordia, Dona Emma, Governador Celso Ramos, Içara, Ilhota, Imbituba, Leobero Leal, Painel, Passo de Torres, Pouso Redondo, Rio do Sul, Rio Rufino, Santa Rosa do Sul, São Cristóvão do Sul, São João do Sul, Sombrio e Santo Amaro da Imperatriz.
De acordo com previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a chuva forte e temporais isolados voltam a atingir nesta segunda-feira algumas áreas da região Sul do País, principalmente no norte e litoral de Santa Catarina e Paraná. As chuvas também continuam no Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário