Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

domingo, 13 de setembro de 2009

Condomínio X Segurança, uma luta muito difícil





Será mesmo que os condomínios oferecem segurança a seus moradores?
A ousadia e os novos métodos de ação dos assaltantes têm colocado em risco muitos condomínios em São Paulo, mesmo aqueles que gastaram fábulas em equipamentos de segurança estão fragilizados. "O grande problema de insegurança é o próprio ser humano. Há muita falta de treinamento e condicionamento.
Notamos o modo de invasão utilizados pelos meliantes e concluimos como conseguem adentrar aos condomínios, a noviudade foi o uso de carro clonado e tambem utilização de insul film nos vidros, impedindo a visibilidade do condutor do veículo, muito comum entrar em edifícios utilizando vidros escuros, pois tambem é prática dos condôminos utilizarem, somente resta ao porteiro identificar o veículo, sendo assim a logica levou ao menntor intelectual do crime a inovar, clonando veículos identicos aos dos moradores,
Estatísticas apontam que em 85% das ocorrências em prédios, o meliante convence sua entrada atraves de manobras firmadas nas rotinas do proprio prédio, outrora analisada criteriozamente pelos mesmos, a porta da frente é o melhor lugar de entrada, haja visto que não traria suspeitas as pessoas que transitam nas áreas externas do prédio, colocando em risco a intenção delituosa.


"Sempre ser rígido ao extremo no controle de acesso do condomínio"

Devido ao tempo de permanência aberto, o portão do estacionamento é um dos pontos frágeis do prédio, Esta lentidão aliada ao despreparo do condutor, pois muitas vezes não contribui com a segurança, abrindo o portão com suspeitos em sua volta, vale tambem para o sistema que o porteiro mantem o controle do portão, após abri-lo, desvia sua atençaõ, pois acha que seu tarefa terminou após autorizar a entrada do condômino, recomendamos o uso de ECLUSA, ou seja uma forma de grade de contenção colocando o veículo entre duas formas de grades, que somente são liberadas com o fechamento da outra, uma poderia ser controlada pelo porteiro e a outra com o morador, com interrupimento no caso de desconformidade em fechamento ou uso indevido.

Veíclos com película fumê nos vidros devem ser liberados quanto a entrada somente com as janelas totalmente abertas, visualizando o motorista e acompanhantes.

Outro tema de segurança é a quantidade de entradas e saidas dos condomínios faça somente um ponto de acesso, com controle rígido é


A guarita deve estar postada com facilidade de visualização das áreas limites do condomínio e se possível ser blindada e fechada com portas anti arrombamento e principalmente com sistema de alarme interno, deve visualizar conjuntamente o portão de veículos e o de pedestres. de um único lado nunca ao meio para não desviar a atenção do porteiro, imagine que quando entra ou sai um veículo o porteiro deverá acompanhar visualmene o trajeto, e se no mesmo tempo precisa entrar uma pessoa a tendência é desviar a atenção do porteiro para o lado oposto, seria uma forma clássica adentrar no condomínio, bastaria ter dois meliantes desta forma um utilizaria a entrada de um veículo e ao mesmo tempo um meliante pedindo informações na entrada de pedestre.

¨O treinamento é prioridade, o porteiro somente desvia sua atenção quando termina de efetuar o fechamento total do portão da garagem¨.

Um equipamento fundamental da segurança na portaria é receptor de documentos e encomendas. utilizados tambem pelos moradores, pois temos casos do entregador de pizza ser abordado por meliantes e se o morador for exposto poderá servir de escudo ou refem para a entrada dos bandidos.


Outra técnica usada é a visita antecipada dos meliantes passando-se por possiveis compradores de um imóvel, juntamente com o corretor passeia nas áreas do edifício livremente, visualizando pontos vulneráveis,´posteriormente poderá montar uma extratégia delituosa, para mudar-mos esta possibilidade, somente com conferência de documentos pela imobiliária poderá adentrar o possível comprador, hojé é muito fácil verificar documentos falsos ou antecedentes criminais pela internet.

O projeto de segurança do condomínio será a soma da dualidade - equipamentos eletrônicos confiáveis e treinamento dos funcionários posteriormente formará o tripe entrando a colaboração dos moradores.

Os equipamentos exenciais são: Cerca elétrica, eclusas, câmeras coloridas digitais, sistema de gravação 24 horas com armazenamento de imagens com capacidade anual, interfonia digital, holofotes para clarear a rua e limites do condomínio


Os Porteiros devem estar devidamente preparados para utilizá-los. O sistema de apoio ou seja o aparato eletrônico e a comunicação são partes fundamentais na segurança do condomínio.


DICAS DE SEGURANÇA

A maioria dos condôminos não gostam das medidas restritivas de acesso ao condomínio, especialmente em relação a visitantes, entregadores e prestadores de serviços. Procure encarar esses procedimentos como um mal necessário. Os bandidos se aproveitam justamente de momentos de desatenção ou desleixo na segurança para agir.
Traga para a reunião fatos que geraram um incidente a algum condomínio, demonstre o fator gerador da ocorrência aos outros moradores, existem muitas matérias a respeito nos jornais e na internet, talves seja com o erro dos outros que o aprendizado do condomínio tenha valia.

Elogiar a ação dos seguranças é fundamental para o aprimoramento do trabalho.

Os condôminos devem possuir senhas para se comunicar com o porteiro em situações de emergência.

Ao chegar ou sair da garagem, observe se não há estranhos ou suspeitos por perto.

Contrate funcionários com referências (checando-as). Somente contrate um porteiro com treinamento e é fundamental oferecer reciclagem periódica com no mínimo de 6 meses de intervalo aos porteiros.

Não abra a porta do apartamento se a visita não foi anunciada pelo interfone, e tambem crie o hábito das crianças não atenderem o interfone e tambem a porta de entrada do apartamento, instale olho mágico nas portas de entrada.

A principal norma interna é não comentar sobre a rotina do prédio e dos moradores com estranhos. O mesmo cuidado vale para as empregadas domésticas dos apartamentos. Muitas vezes, uma pequena informação transmitida ingenuamente serve de base para o planejamento de um assalto.


Nunca o Porteiro deve abandonar seu posto para prestar serviços particulares a condôminos. Também nunca devem ir até o portão para atender estranhos, possibilitando imobilização por arma de fogo. Ao atender estranhos, manter os portões fechados e as pessoas do lado de fora.


O horários de limpeza e recolhimento de lixo é crítico então mantenha as entradas do edifício fechadas.

Antes de abrir o portão da garagem, deve-se identificar o condutor e acompanhante

Quando na entrada ou saída de pessoas do condomínio, somente abrir o portão, após verificar se não há suspeitos próximos.

Equipamentos e dispositivos eletrônicos de segurança é um investimento indispensável na luta contra a violência. Procure um consultor para fazer uma análise de risco do imóvel, posteriormente procure no mercado uma empresa fornecedora e instaladora, se o projeto partir da mesma empresa solicite uma demonstração em clientes que executaram o serviço.

SISTEMA DE SEGURANÇA

Um sistema eletrônico de segurança tem a função de prevenir; ele detecta e avisa quando alguma irregularidade acontece. Os sistemas eletrônicos envolvem subsistemas, que são as centrais de alarmes, os controles de acesso (videoporteiros, catracas, leitores de cartões) e os CFTV (circuitos fechados de televisão e vídeo). Esses subsistemas trabalham integrados entre si e é fundamental, para seu bom funcionamento, que tenham instalação adequada, feita por pessoal especializado.

O condomínio pode contar também com um sistema de monitoramento de alarmes. Nesse caso, quando acionado, o alarme envia um sinal para uma central de monitoramento que funciona 24 horas e toma as medidas previamente combinadas com o cliente (até a polícia pode ser acionada). Em muitos casos, a central de monitoramento envia um carro próprio ao condomínio. O monitoramento também pode ser acionado por meio de botões de pânico: instalados em locais estratégicos, eles são acionados pelo usuário em caso de emergência.


O CFTV é um circuito fechado de câmeras que, posicionadas conforme a necessidade do local, transmite as imagens para um ou vários monitores de televisão. É um sistema inibidor principalmente de furtos, identificando problemas internos e externos do condomínio.

Os equipamentos básicos utilizados nos circuitos fechados são câmeras de vídeo e monitores de televisão. São necessários, ainda, equipamentos de mixagem para gravação e apresentação das várias imagens num mesmo monitor, e gravadores das imagens geradas para arquivo. Há vários tipos de câmeras no mercado, como as próprias para uso interno e outras para uso externo. As mais utilizadas são as câmeras preto e branco, que capturam melhor a imagem em situação de baixa luminosidade. Já as coloridas, identificam mais rapidamente as pessoas.
Mas, o fator fundamental para o bom funcionamento de um sistema de CFTV é o posicionamento ideal das câmeras. Deve-se evitar colocar a câmera onde a luz - seja solar, de holofotes ou luminárias - possa prejudicar a qualidade da imagem. É necessário planejar, também, um sistema de alimentação independente para o CFTV, utilizando baterias auxiliares, para o caso de interrupção de energia.


É muito Importante lembrar que o o porteiro seja treinado para a utilização adequada dos equipamentos tenha tambem cursos especializados na condução de uma ocorrência. Nunca o morador, funcionário ou visitante poderá desrespeitar os procedimentos de segurança.

Emidio Campos
Consultor de Segurança

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei