Escreva abaixo para pesquisar assuntos tratados neste Site

Leia mais Noticias deste Site

sábado, 12 de setembro de 2009

Segurança e a construção do condomínio



Projeto Arquitetônico

Atualmente, nas construções de condomínios verticias e horizontais, um shopping, uma loja de departamento, um hospital ou outro tipo de organização, além das visões: comercial, financeira, produtiva, logística, recursos humanos, marketing, etc, é necessário o enfoque da segurança da física do local.

Os objetivos de haver uma construção focada tambem em segurança, é hoje um obstáculo a frente do visual arquitetonico, muito fala-se em marketing de mercado dizendo que as construções preocupando-se com a segurança, mas estas práticas não passam de construção de guaritas e portões nada funcionais, preocupando-se somente em não atrapalhar o projeto paisagistico do local, muito pouco se ve na prática a segurança ser colocada em seu devido lugar de destaque e funcionabilidade, os itens básicos no planejamento de segurança são:

Proteção a vida e integridade física das pessoas e proteção a propriedade.

Diversos empreendimentos vêem suas operações atingidas, quando da concretização de um ou mais riscos, fazem propaganda enganosa sobre um local seguro para morar, percebemos que não existem processos na Justiça após um concomínio ser invadido, pois cai no esquecimento o panfleto distribuido nos farois, que com certeza, a segurança não esta exposta nas cláusulas contratuais do contrato de compra de imóvel.


Somente o que vai possibilitar a rápida recuperação desta situação é a existência da segurança no aspecto pessoal e patrimonial dos condôminos, como se fosse o salão de festa, a sala de ginástica, a piscina, talves assim aquele jardim cobrindo a visão do porteiro na guarita não mais existiria, as grades de segurança ocultaram a beleza do projeto da fachada do predio, demoraria um pouco mais para você ser assaltado, pois eliminaria o risco do assalto ser em sua residência.


Seria mais ou menos isto o que encontrariamos na cabeça dos construtores, a segurança não é bonita, ou a guarita atrapalha a beleza do prédio, não sou contra os construtores, mas gostariamos de ser consultados antes do incidente e não depois, queriamos muito participar da construção, levando a segurança na posição identica as outras na hora do projeto, achamos que o projeto inicia primeiramente na segurança e podendo posteriormente ser colocado o prédio em sua volta.


Este pensamento é muito forte não acham? Mas talves este seria o seu pensamento se fosse você a vítima e nunca o morador do prédio visinho.

Teria um impacto aos clientes, acionistas e demais grupos de pessoas dos construtores, quando estiverem preocupados com a segurança, fazer então uma análise igual a aquela que faz de mercado, mas um pouco diferente seria feito atravéz da delegacia de polícia da região da construção, pedindo dados de segurança sobre o local, verificando os delitos na área da delegacia, podendo assim edificar seu intento em conformidade com a realidade do local, ainda imaginamos que a area da construção, seja em um local que os meliantes visualizem com facilidade a rotina dos moradores, o indice aumentos no modus operanti com estas características, mutio seria útil na construção do condomínio.

É muito importante que um consultor de segurança participe do projeto desde seu início na fase de elaboração das plantas em papel, ou seja, não existe, às vezes, nem o terreno, o projeto esta pronto e as idéias já estão sendo consolidados.

O consultor de segurança empresarial pode além de uma economia de custos muito grande, planejar com antecedência situações de risco e formaliza-las em barreiras periféricas com auto grau de intransponibilidade.

Não é propaganda, sobre consultoria de segurança, mas imagine você ir ao dentista e encontrar ali o balconista de supermercado para atende-lo, quem pensa em segurança, pode pensar em tudo, como qualquer pessoa, mas tem um unico objetivo salvar vidas e minimizar riscos.

O que faria um consultor em uma obra ou projeto?
Objetivo: Fornecer subsídios técnicos para o desenvolvimento do projeto de segurança, abordando a área de automação predial, análise de risco e planejamento de segurança, sistemas eletrônicos e sistemas de incêndio.

Alguns itens a serem pautados:

1- Automação predial

a)- Projeto de automação predial;
b)- Aspectos da segurança;
c)- Interface com as demais áreas

2- Planejamento e Análise de risco

a)- Estratégia de segurança;
b)- Análise de risco
c)- Recursos tecnológicos;
d)- Recursos Organizacionais
e)- Legislação

3- Segurança eletrônica

a)- CFTV - analógico e digital
b)- Controle de acesso
c)- central de monitoramento
d)- infra estrutura e interface com outras áreas


Um texte de segurança, imagine que você fosse um assaltante saia a porta de seu prédio e veja como você faria para invadi-lo, se não tiver opção você esta seguro.

Obrigado senhor anônimo, pelas dicas de correção, mas acredite que pessoas como o senhor estão inseridas naquelas que somente procuram o ganho financeiro para a venda de um imóvel, e não conseguem ao menos produzir algo para a segurança dos moradores, erros de digitação poderão ser encontrados até em textos dos mais variados livros, mas aquele texto do coração que coloca no papel nosso pensamento esse sim estará imune a todo professor de português, por favor nobre anônimo dedique seu tempo a instruir crianças carentes para amanhã não punirmos nossos adultos.

Emidio Campos
Consultor de Segurança

Nenhum comentário:

E Mail do Consultor - comercial@leoneservicos.com.br - Skype emidiocampos

Policia Militar de São Paulo

Policia Militar de São Paulo
Apoio Leone Terceirizações

Doação de Orgãos

Faça a campanha em seu condominio
POR QUE DOAR?A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido de um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam pela cirurgia. A falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. Com a conscientização efetiva da população, o número de doações pode aumentar de forma significativa. Para muitos pacientes, o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas.Saiba mais no Site:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/transplante-de-orgaos/doacao-de-orgaos.php
Divulgação Emidio Campos:. Consultor de Segurança

Evento Jovem Brasileiro

Evento Jovem Brasileiro
Gestor de Segurança Emidio campos

Veja como aumentar a segurança do seu condomínio



Arquivo do blog

Evento Jockey Club

Evento Jockey Club
Leone Serviços

Leone Serviços de Portaria

Leone Serviços de Portaria
Treinamento Israelense

Lei 4591/64 sobre Condomínios

Lei 4591/64 sobre Condomínios
Clique na foto e Leia esta lei